
Governo exige plano de reestruturação à Santa Casa
Atual provedora, Ana Jorge, foi chamada pelo Executivo de Luís Montenegro a apresentar medidas com urgência.
Atual provedora, Ana Jorge, foi chamada pelo Executivo de Luís Montenegro a apresentar medidas com urgência.
A Santa Casa tem praticamente pronto o empreendimento para uma residência sénior em Monsanto num edifício doado pela Nestlé já em 2016. Mas sem abrir.
Ativista defendeu posição durante uma tentativa de despejo de uma família, composta por três pessoas, que reside num T4 na zona de Arroios, Lisboa.
Em março deste ano, estavam internadas de forma inapropriada nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 1.675 pessoas, um aumento de 60% face ao mesmo mês do ano passado.
"Ninguém sabe o que aí vem, se é que vem alguma coisa. Quero acreditar que tudo o que nós temos será suficiente", frisa o comandante dos Bombeiros das Velas.
Foram assinados contratos para a demolição do edifício onde funcionavam as consultas externas e as urgências do antigo Hospital e para a requalificação do edifício principal.
Os dados apontam que, desde o início da pandemia até 26 de fevereiro, a maioria dos infetados eram assistentes operacionais (8.732), seguidos dos enfermeiros (7.357).
A criação de duas alas para separação de pessoas positivas ao vírus e não-positivas foi a medida que permitiu conter a propagação do surto, que já atingiu um total de 82 pessoas.
Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, tomou a primeira dose da vacina. Fundação explicou ter indicado para serem vacinados "todos os utentes, funcionários, administrativos, técnicos e dirigentes que têm contacto regular direto com os utentes".
Responsáveis no Alentejo da União das Misericórdias Portuguesas consideram que as equipas dos lares atingidos por surtos vão precisar de apoio para superar o impacto da pandemia nas instituições.
A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso refere que na "do universo de 51 utentes regista-se, no momento deste comunicado, 49 casos negativos, número dos atuais residentes nesta estrutura".
Os casos foram detetados numa Estrutura Residencial Para idosos e Centro de Noite, após os testes realizados no dia 31 de dezembro.
Neste surto existem atualmente 47 utentes e 11 funcionários infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 e regista-se o óbito de um idoso.
"Uma das nossas utentes faleceu, na sexta-feira, no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), para onde tinha sido transportada", explicou este sábado à agência Lusa o provedor da Misericórdia, João Penetra, sem precisar a idade da vítima.
Entre os casos positivos, 27 são utentes, que estão todos a recuperar na instituição, e 13 são funcionários.
Arquipélago regista ainda 26 novos casos, sendo nove importados e 17 de transmissão local.