
Ormuz, o estreito de que todos falam
O Irão ameaçou, o Irão recuou (mais uma vez). Ormuz, símbolo de tráfego marítimo de petróleo e gás, continua aberto. E os portugueses fazem parte da sua história.
O Irão ameaçou, o Irão recuou (mais uma vez). Ormuz, símbolo de tráfego marítimo de petróleo e gás, continua aberto. E os portugueses fazem parte da sua história.
Não perca o primeiro capítulo do conto histórico original e exclusivo de Isabel Stilwell para a SÁBADO.
A nova edição do relatório "Monitorização do direito à vida na fronteira ocidental euro-africana", da organização, aponta para 5.054 mortes de imigrantes nas rotas marítimas que levam a Espanha nos primeiros cinco meses do ano, o que equivale a 33 por dia.
A polícia espanhola apreendeu drones que conseguiam levar 200 quilos de drogas capazes de atravessar o estreito de Gibraltar.
De Monastir a Sousse, passando por Mahdia, sempre junto à costa oriental tunisina. A herança dos Romanos, o peso da história antiga e atual, numa viagem onde praia e património se combinam a cada quilómetro. Um regresso a casa com o encanto do Mediterrâneo.
Há mais de 20 anos que Martín Zamora trabalha para identificar e repatriar os cadáveres de quem morre a tentar chegar a Espanha. “É penoso.”
A fronteira de Tarajal, que separa o território autónomo espanhol de Ceuta do reino de Marrocos, registou novas entradas de cidadãos marroquinos "por mar". Espanha mobilizou militares.
Foram detidas 60 pessoas e mais de 10 toneladas de haxixe foram apreendidas na operação 'Soterrado', coordenada pela Europol (serviço Europeu de polícia) e com a colaboração da PJ.
As equipas de socorro e de patrulhamento localizaram um total de 141 migrantes em áreas do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico nas últimas 48 horas.
Tem comida, natureza, arquitetura e história. Ainda por cima a preços acessíveis. Das praias de água cristalina da Galiza, à arquitetura de Castela e Leão, passando pelo vinho da Extremadura e pelos petiscos da Andaluzia.
A primeira operação realizou-se de madrugada e foram resgatados 48 imigrantes ilegais de origem magrebina. Durante a tarde, a Guardia Civil alertou para outras duas embarcações.
Raquel Gaião Silva, de 23 anos, estuda o impacto das alterações climáticas na distribuição de macroalgas, na costa Atlântica da Península Ibérica.
Raquel Gaião Silva é a primeira portuguesa a ganhar o prémio atribuído pela Global Biodiversity Information Facility Young Researchers Award.
"Foi uma grande surpresa", afirmou o biólogo marinho Alfredo Rodrigues.
Mais de mil migrantes foram salvos em vários barcos no último fim-de-semana.
Equipa de salvamento confirma dados de salvamentos em embarcações na Andaluzia, Estreito de Gibraltar e Alborán.