
Cheias: as aldeias vão ter (mesmo) de mudar?
Estudo aponta áreas mais vulneráveis a cheias em 2100 (o mercado de Olhão, o aeroporto de Faro, o metro de Santa Apolónia). Mas falta um plano, que já devia ter arrancado, critica especialista
Estudo aponta áreas mais vulneráveis a cheias em 2100 (o mercado de Olhão, o aeroporto de Faro, o metro de Santa Apolónia). Mas falta um plano, que já devia ter arrancado, critica especialista
Presidente da República passou por Montemor-o-velho, um dos locais mais afectados pelas cheias da passada semana e realçou a "capacidade de resistência" das populações.
As populações afetadas no vale central do Baixo Mondego "ainda estão com problemas, porque a água vai demorar a baixar", mas "as coisas vão melhorando".
O agricultor estima "prejuízos gravíssimos e bastante avultados" para as infraestruturas de regadio e drenagem da planície agrícola.
CODIS de Coimbra afirma que, mesmo com "sinais claros de melhoria", "o risco de cheia continua" e as autoridades não vão, "para já, baixar a guarda".
O receio por parte das autoridades de que esta situação se verificasse já tinha motivado a evacuação da zona baixa da localidade do Casal Novo do Rio.
Em caso de necessidade, a população deve dirigir-se para o Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho ou para a Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Ereira.
Apesar do caudal do rio ter descido face aos valores acima do nível de segurança registados no sábado, autoridades assumem que ainda se vive uma situação perigosa.
Ao longo do dia foram retiradas cerca de 250 pessoas nos concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure. Próximas horas serão cruciais para avaliar o impacto do colapso da margem direita em Montemor-o-Velho.
A situação mais complicada é, neste momento, o distrito de Coimbra. Os rios Mondego e Tejo (na zona de Constância) estão em alerta vermelho.
Este sábado, seis distritos foram colocados em aviso vermelho devido à passagem da depressão Fabien.
Câmara de Montemor-o-Velho aconselhou a população de Carapinheira, Montemor-o-Velho, Meãs do Campo, Tentúgal e Ereira a "acondicionar o material com a máxima urgência e acautelar os bens".
Presidente da autarquia assume que "há um risco efetivo de transbordo e de rotura dos diques".
Na Sertã terão ardido "uma rulote e algumas habitações devolutas", avança a Protecção Civil. Entre os feridos estão nove bombeiros e um civil.
Duas viaturas dos bombeiros chocaram durante o combate às chamas e dois bombeiros ficaram feridos sem gravidade.
Começou com um armazém de vinhos em Cascais, no século XIX. Depois enriqueceu, teve um casino, caçou com o Rei e fundou o primeiro cabaré de Lisboa, o Maxim's. Em 2017, o chef abriu o Beco em sua homenagem