Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos

Bloco de Granito. A guerra da Ucrânia vista pelo BE

Os bloquistas são os obsessivos-compulsivos do tratado atlântico, do anti-imperialismo das falsas equivalências, para quem a virtude está no meio, no buraco negro da abstração pacifista, aquele que tudo consome exceto a luz inofensiva e eco-friendly das boas intenções.

Adaptar a oferta a um mercado em constante mudança

As diferentes escolas de negócio fazem um trabalho exemplar de adaptação dos temas dos seus cursos e respectivas modalidades de acesso, para proporcionar uma educação académica adequada aos diferentes níveis de conhecimento dos formandos.

Demitiu-se comandante da Protecção Civil

A notícia está a ser avançada pela RTP, que numa investigação concluiu que a maior parte das cadeiras que suportam a licenciatura de Rui Esteves foi obtida por equivalências.

Miguel Relvas: "Estou de consciência tranquila"

O ministro adjunto Miguel Relvas garantiu este sábado estar "de consciência tranquila" em relação à licenciatura obtida na Universidade Lusófona, remetendo para a instituição explicações sobre o facto de a Inspecção-Geral do Ensino e Ciência ter detectado que obteve equivalências em disciplinas que não existiam em 2006-2007.

Lusófona tinha documento a recomendar um tecto às equivalências

Relvas acabou a licenciatura em 2007, sendo avaliado em quatro cadeiras e obtendo equivalências às cadeiras correspondentes a 90% do curso. Nesse ano, foi aprovado um documento, a que a "Visão" teve acesso, que recomendava um máximo de equivalências a 40% do curso.

Equivalências: Sindicato pede intervenção do PGR

O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) pediu esta quinta feira ao procurador-geral da República (PGR) que solicite ao Tribunal Constitucional a fiscalização das normas que permitem conceder "equivalências extra-académicas".

Irá Miguel Relvas demitir-se do cargo de Ministro?

O caso da licenciatura do ministro Miguel Relvas é um dos principais assuntos do dia, já há cerca de duas semanas. A polémica sobre o número de equivalências que obteve da Universidade Lusófona tem inundado os portugueses, e a este respeito soube-se ontem que Fernando Santos Neves, o professor da Lusófona responsável pelo despacho destas equivalências, se demitiu do cargo de reitor da Universidade do Porto.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h