Economia portuguesa é resiliente, mas há desafios ao crescimento
Falta de mão-de-obra e o envelhecimento da população pressionam mercado laboral.
Falta de mão-de-obra e o envelhecimento da população pressionam mercado laboral.
"Se a perceção é sobre pressão, é um problema de perceção seguramente, porque aquilo que houve foi uma discussão como houve há dois anos. Exatamente igual", asseverou o secretário de Estado das Finanças.
Os seis maiores bancos que operam em Portugal aceleraram a venda de crédito malparado em 2018, tendo vendido pelo menos 5.719 milhões de euros deste tipo de empréstimos, segundo contas feitas pela agência Lusa.
Os sociais-democratas querem que Santos Pereira explique "que razões concretas o levaram a colocar o seu enfoque" em duas áreas como a reforma da justiça e a corrupção.
"A disponibilidade de enfermeiros é essencial para assegurar cuidados primários e apoio domiciliários", frisa o documento, que salienta o envelhecimento da população.
A OCDE considera que, em conjunto com as medidas que estão a ser tomadas, as "autoridades poderiam considerar um papel mais ativo".
É o que defende a OCDE num relatório sobre a economia portuguesa divulgado esta segunda-feira.
"O Ministério Público e a Polícia Judiciária devem ser dotados de recursos adequados", indica relatório.
Organismo alerta para necessidade de garantir disponibilidade de recursos adequados e formação especializada para os magistrados.
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, admitiu ao Expresso que "se o relatório fosse transformado numa simples listagem de ideias feitas, perceções, estereótipos, seria muito errado e Portugal teria de protestar”.
O secretário-geral da OCDE elogiou o "feito grandioso" de controlo do défice orçamental que atribuiu à liderança do actual primeiro-ministro e ao ministro das Finanças.
No âmbito das análises que faz aos seus Estados-membros a cada dois anos, a OCDE publica hoje um relatório sobre a economia portuguesa.
"Não é pertinente reduzir a oferta mesmo que o preço desça para 20 dólares", disse o ministro do Petróleo saudita.
A estimativa conhecida fica também abaixo do previsto pelo Executivo...
O "World Economic Survey" publicado pela Câmara de Comércio Internacional e pelo Instituto Ifo sustenta que o clima económico mundial "vai dando esperanças de recuperação". Quanto à Zona Euro, o documento salienta que a "confiança cresceu significativamente" mas a recuperação está "atrasada" e que o "fosso é cada vez maior entre as economias do norte e sul".
O indicador avançado da OCDE, índice que mede as perspectivas económicas para os próximos seis meses, melhorou, em Junho, pelo terceiro mês consecutivo.