
Manifestantes atiram pedras e polícia dispara gás lacrimogéneo no Peru
Centenas de pessoas estão, desde sábado, em protesto nas ruas de Lima, no Peru, contra plano de reforma da previdência e governo de Dina Boluarte.
Centenas de pessoas estão, desde sábado, em protesto nas ruas de Lima, no Peru, contra plano de reforma da previdência e governo de Dina Boluarte.
Daniel Urresti, de 69 anos, era Ministro do Interior no governo de Ollanta Humala (2011-2016) e chefe dos serviços de informação num quartel militar na região andina de Ayacucho quando o jornalista Hugo Bustíos sofreu uma emboscada a 24 de novembro de 1988, numa zona rural.
"Opôs a liberdade ao fanatismo", defendeu Macron. "Comprometido com o tempo em que viveu", lembrou a escritora Carmen Posadas. "Um mestre da narrativa em espanhol", elogiou a Fundação Gabo.
Será o quarto encontro de lideranças da Organização do Tratado de Cooperação Amazónica (OTCA) e o primeiro desde 2009 desse bloco criado em 1995 e formado por oito países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Ao invés de Portugal, Espanha e Andorra, os principais países da América Central e da América do Sul evitam responsabilizar Moscovo pelo desencadear das hostilidades e esquivam-se, com excepção da Costa Rica e Equador, à aplicação de sanções à Rússia.
A região de Puno mantém bloqueios de estradas e greves desde janeiro.
País enfrenta uma "espiral de violência" devido a protestos antigovernamentais que causaram a morte de 65 pessoas desde dezembro. Dina Boluarte acusa a polícia de estar "a ser atacada à queima-roupa por um grupo organizado que quer semear o caos, o ódio entre todos os peruanos".
Uma nota do Ministério da Cultura do Peru refere que quem já comprou bilhetes para visitar a cidade pode utilizá-los durante um mês após as manifestações terminarem ou, em alternativa, pode pedir o reembolso.
Embaixada de Portugal em Lima garante estar a acompanhar "caso a caso". Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinha que "continua a desenvolver todos os esforços para encontrar soluções que permitam um regresso rápido e em segurança dos restantes cidadãos portugueses que desejem sair do Peru".
Os aeroportos de Cusco e Lima já estão a funcionar, depois de terem ficado bloqueados devido à crise política no Peru, o que reteve contra a sua vontade muitos estrangeiros naquele país, incluindo 66 portugueses.
Ministério dos Negócios Estrangeiros diz estar a acompanhar o caso. Maioria são turistas apanhados pela instabilidade política no país.
Dina Boluarte subiu ao poder na semana passada, depois de Pedro Castillo ter sido afastado pelo Congresso e preso. As manifestações de apoio a Pedro Castillo continuam e pedem a sua libertação.
Vice-presidente Diana Boluarte foi convidada pelo congresso a assumir o cargo de presidente. Pedro Castillo está detido na sede da polícia de Lima.