
Confiança em notícias em Portugal cai 10 pontos em 10 anos
A confiança em notícias em Portugal atingiu o seu valor mais baixo desde o início do Digital News Report Portugal, com 54% dos portugueses a declarar "confiar em notícias em geral".
A confiança em notícias em Portugal atingiu o seu valor mais baixo desde o início do Digital News Report Portugal, com 54% dos portugueses a declarar "confiar em notícias em geral".
É a plataforma favorita das pessoas com mais de 60 anos. Falámos com algumas que dizem que desde que descobriram o Facebook sentem-se mais acompanhadas, além de que as distrai mais do que a televisão.
"São as mulheres, a par dos menos escolarizados e com menores rendimentos, que mais evitam notícias". aponta relatório Reuters Digital News Report 2024.
"Os portugueses evitam notícias de forma indiscriminada, em detrimento de formas mais seletivas, com 48% dos que dizem evitar notícias a afirmar que pura e simplesmente reduzem o acesso àquelas, enquanto 40,8% dizem evitar aceder a fontes específicas de notícias", aponta o Digital News Report 2023.
Em 40 países Portugal ocupa o primeiro lugar, a par da Finlândia, com 56% dos portugueses a afirmarem que confiam em notícias.
A televisão continua a ser o meio de comunicação social que os portugueses mais procuram como fonte de notícias, seguido do 'online'. Estudo analisou 38 países.
Confiança geral nas notícias em Portugal sofreu uma quebra do estudo de 2017 para este ano.
O país, juntamente com a Finlândia, é aquele onde que a população mais confia nas notícias, isto numa lista de 37 em todo o mundo.
Maioria dos inquiridos confessa consumir notícias através das redes sociais.
As redes sociais, usadas por milhões de pessoas como fonte de notícias, são veículos para fomentar ataques como o de Istambul, alertam instituições. Algumas estão a ser processadas nos tribunais