
Mais de 185 mil cheques-livro ficaram por usar. Governo estende prazo
O Governo tinha aprovado quase 45 mil cheques-livro no valor de €20 para jovens, mas a adesão foi pouca: 20%. Por isso, o Governo prorrogou o prazo.
O Governo tinha aprovado quase 45 mil cheques-livro no valor de €20 para jovens, mas a adesão foi pouca: 20%. Por isso, o Governo prorrogou o prazo.
Em três meses de funcionamento, a BiblioLED soma um total de 1.561 títulos disponíveis e 27.535 reservas feitas.
"Em Portugal ainda se lê pouco e eu diria que este é o raciocínio base a partir do qual nós temos que continuar a trabalhar", afirma Miguel Pauseiro
No valor de 15 mil euros cada, as bolsas destinam-se à escrita de "poesia, ficção narrativa, ensaio, dramaturgia e escrita teatral".
Um novo serviço das bibliotecas públicas que permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país fica disponível 'online' a partir das 15:00 de hoje, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
Um romance exige tempo e dinheiro, e escrevê-lo nas horas vagas implicará criar com contundência menor. Menos tempo é menos atenção ao detalhe, menor rigor, menos força; é menos capacidade de concatenar elementos e engrandecer o alcance.
Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas informa que o cheque-livro pode ser solicitado através da Internet.
Segundo os destaques da APEL, houve uma ligeira subida na percentagem de portugueses que compraram livros em 2023, passando de 62% para 65%.
O júri elogiou a obra por fazer "da brevidade o lugar do mistério e da poesia: na contenção da escrita reside o essencial da estranheza de um mundo ao mesmo tempo ingénuo e cruel, infantil e adulto".
Na categoria Poesia, a vencedora foi Andreia C. Faria, graças ao livro de poemas "Canina" (Tinta-da-China). Já na narrativa, foi distinguido "Misericórdia" (Dom Quixote), de Lídia Jorge.
As 239 bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas vão receber novos equipamentos e cinco concelhos do país sem biblioteca municipal vão ter bibliotecas itinerantes.
Este ano o júri decidiu não atribuir o Prémio Primeira Obra, por considerar que não existia "excecional qualidade nas primeiras obras a concurso".
O Prémio Literário Fernando Namora, com um valor pecuniário de 15 mil euros, distingue anualmente o autor da melhor obra de ficção, romance ou novela, editada no ano anterior.
É a terceira vez que Mário Cláudio é distinguido com este prémio, depois de o ter vencido em 1984, com "Amadeo", e em 2014, com "Retrato de rapaz".
O valor atribuído totaliza 436.225,48 euros, acrescendo pouco mais de 36 mil euros aos 400 mil inicialmente anunciados para este programa.
A ministra da Cultura comprometeu-se com um grupo de profissionais do setor a ter o estatuto do intermitente finalizado até ao final do ano.