
Há cada vez mais alunos no ensino obrigatório
Alunos a frequentar o ensino obrigatório ultrapassam os 1,6 milhões. Mas também há mais crianças a chumbar ou a abandonar a escola no 2.º ciclo.
Alunos a frequentar o ensino obrigatório ultrapassam os 1,6 milhões. Mas também há mais crianças a chumbar ou a abandonar a escola no 2.º ciclo.
O documento refere que, analisando a percentagem de publicações (artigos e revisões) entre as 10% mais citadas a nível mundial, "verifica-se que o Instituto Universitário de Lisboa se destaca com 13,3%,".
Há mestrados que custam mais de 15 mil euros e até quase 20 mil, mas também há outros com propinas exatamente iguais aos valores das licenciaturas.
O problema será bem maior do que a estatística documenta, porque há muito que o ambiente nas escolas é de passagem dos alunos a todo o custo. Os episódios grotescos que ocorrem nos conselhos de turma são vias abertas para passagens administrativas.
Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência acompanhou o percurso dos jovens um ano após terem terminado o ensino secundário.
Média das classificações internas nas escolas públicas foi de 15 valores, revelam dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Na origem desta questão está a inclusão entre os critérios de candidatura dos alunos pelo contingente prioritário de um relatório técnico-pedagógico, que comprove as medidas adicionais de apoio à aprendizagem no ensino secundário por causa da deficiência.
É nas redes sociais que os alunos mais procuram textos online para ler (81%) mas também procuram informação em sites noticiosos (78%).
Milhares de alunos iniciaram o ano letivo sem todos os docentes.
Número de professores doutorados e contratados pela mesma instituição é ainda bastante elevado em Portugal - 68%. Nova SBE é a única escola do país abaixo dos 10% e o seu diretor acredita que isso está ligado ao sucesso da instituição.
Só este ano o Ministério da Educação abriu 137 vagas de quadro para docentes de Educação Moral Religiosa e Católica. Associação Cívica República e Laicidade fala em "discriminação" e "privilégio".
"Havia critérios que não estavam bem delineados", explicou o inspetor-geral da Educação e Ciência.
Em setembro de 2009, estavam inscritos cerca de 2.015 milhões de alunos e, em setembro de 2019 já eram 1.597 milhões, ou seja, numa década registou-se uma diminuição de 20%.
À exceção dos mestrados integrados, todos os outros cursos registaram um aumento de casos de alunos que abandonaram os estudos durante o primeiro ano.
À semelhança do que acontece no ensino básico e secundário, o envelhecimento é um dos principais dilemas com que se debatem as instituições de ensino superior.
Há cerca de sete mil alunos que continuam com professores em falta, afirmou o Ministro da Educação.