Sábado – Pense por si

Marco Alves

Qual é o problema com os almoços de trabalho? Talvez peculato

Se um autarca, além do salário, recebe também um valor para despesas de representação (no caso de Oeiras são €1.124/mês) não pode apresentar faturas de refeições "de trabalho" ou de "representação", como explicam vários juristas. Em causa pode estar o crime de peculato.

Sara Capelo

Parlamento: as tarefas e mordomias dos vices

Têm gabinete junto ao do Presidente, recebem 965 euros de despesas de representação. E substituem-no nas tarefas em plenário, em audiências e saídas que este não pode ou não quer fazer.

Presidente da RTP vai receber 10 mil euros por mês

O presidente da RTP vai ter um salário mensal de 10 mil euros, um valor correspondente à remuneração média dos últimos três anos do lugar de origem, segundo o despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República. Nuno Artur Silva, com o pelouro dos conteúdos, receberá cerca de 7.300 euros.

Gestores públicos podem receber mais 2120 euros em despesas

Limite ao salário dos gestores públicos foi hoje publicado em "Diário da República". Salário não pode ser superior aos 5.300 euros recebidos pelo primeiro-ministro. Mas podem ter mais de dois mil euros para despesas de representação. No diploma obriga-se o gestor público a ter curso superior e não se dá carácter vinculativo à avaliação da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública.

Gestores públicos podem ganhar até 7420 euros

Os gestores contratados pelo Estado podem ter um ordenado até 5300 euros, limite fixado por ser o salário do primeiro-ministro. E podem ainda receber 2120 euros para despesas de representação, revela o Diário da República na sua edição desta quarta-feira.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h