Chuvas fortes em Marrocos obrigam à retirada de mais de 140 mil pessoas
O mau tempo provocou pelo menos quatro mortos, todos membros da mesma família que ficaram soterrados na sequência do desabamento da sua habitação.
O mau tempo provocou pelo menos quatro mortos, todos membros da mesma família que ficaram soterrados na sequência do desabamento da sua habitação.
Extensão dos efeitos das cheias é visível. Leiria foi um dos distritos mais afetados pela depressão Kristin e está agora a enfrentar a tempestade Leonardo.
Depressão Leonardo está a afetar o país.
O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
O ministério referiu que já fez um levantamento dos estragos provocados pelas intempéries dos últimos dias nos tribunais do país, para proceder a reparações nas comarcas afetadas pela depressão Kristin.
Já no dia 30 de janeiro o comandante nacional tinha admitido falhas pontuais na rede SIRESP, mas na ocasião disse que foram colmatadas com o recurso a estações móveis.
O vento irá intensificar-se, a partir da noite desta quarta para quinta-feira, “com rajadas até 90 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas”.
Só nas zonas mais críticas, contabilizam-se 74.000 clientes sem energia elétrica.
Ana Figueiredo revela que foram acionados meios alternativos de emergência “para mitigar impactos” e mobilizados mais de 1500 técnicos para as zonas afetadas.
Depois das críticas de Marcelo, a telecom relembra que “estes trabalhos são muito exigentes e sujeitos a algum grau de incerteza, pois dependem das condições de acesso e reparação das estruturas destruídas e de fatores terceiros, como o fornecimento de eletricidade ou o estado do tempo”.
Rodrigo Costa diz que a rede de muito alta tensão resistiu graças à redundância, mas admite reparações que durarão meses. Ministra do Ambiente fala em "evento sem precedentes" e E-Redes espera ter energia reposta até ao final do mês. Ainda há 83 mil clientes ainda sem eletricidade.
O Presidente da República admite que a falta de telecomunicações nas zonas afetadas pela tempestade são graves, e que as operadoras se "portaram mal", embora não tão mal quanto nos incêndios de 2017.
Mário Silvestre não estava no país durante a crise das tempestades.
Depressão Leonardo traz mais chuva a partir de hoje.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
"Amor ao Centro" é o nome do espetáculo, de apoio às vítimas da depressão Kristin, que afetou fortemente a região Centro do País. Marisa Liz, Iolanda, Joana Espadinha e Surma vão participar.