Custos, consumo e concorrência apertam restauração
Protagonistas do setor explicam quais os fatores de pressão sobre os restaurantes, em especial os tradicionais, e pedem respostas claras e uníssonas do Governo.
Protagonistas do setor explicam quais os fatores de pressão sobre os restaurantes, em especial os tradicionais, e pedem respostas claras e uníssonas do Governo.
Já há restaurantes portugueses a aderirem à prática de cobrar uma taxa extra pela partilha de pratos principais e sobremesas. Para o fazerem, essa informação deve constar na ementa de forma vísivel, refere o advogado Marcelino António Abreu.
A sua newsletter de quarta-feira.
"As ruas de restaurantes, habitualmente, aos fins de semana, pela noite dentro, estavam com clientes e hoje aquilo a que assistimos é que essa experiência é muito mais curta", apontou a PRO.VAR.
Esquemas com a mãe, documentos falsos, cadeiras e móveis desaparecidos. Rafael Mora acusa Nuno Vasconcellos, ao lado de quem liderou a falida Ongoing, de desviar ativos dos credores – e de até pôr um hacker a roubar software.
Associação dá conta de erros na validação dos certificados digitais para quem quer entrar em restaurantes. "É mais um problema" que afeta a restauração, sublinha Daniel Serra da Pro.var.
Associação nacional de restaurantes PRO.VAR relata que os empresários estão com o coração nas mãos porque não conseguem impor a regra.
Associação PRO.VAR compara intenção com a medida de limitação de venda de alguns artigos nos supermercados.
O Movimento Sobreviver a Pão e Água caracteriza-se como "apartidário, apolítico, pelas pessoas", e é composto sobretudo por empresários da restauração e animação noturna cujo manifesto surge em defesa da hotelaria, da restauração, da arte e da cultura.
Depois de marcar presença nas ruas do Porto, Lisboa, Faro, Aveiro ou Guimarães, o movimento cívico Pão e Água, que reúne profissionais do comércio, cultura, hotelaria, restauração e animação noturna, saiu de novo para a rua esta quarta-feira para se manifestar.
Associação Nacional de Restaurantes considera que as medidas anunciadas pelo Conselho de Ministro vão desincentivar ainda mais a ida a estes estabelecimentos.
PRO.VAR afirma que a redução do IVA pode ser um "sinal de esperança para o setor", evitando encerramentos e despedimentos.
Associação Nacional de Restaurantes PRO.VAR enviou pedido urgente para instalação de esplanadas cobertas.
O presidente da PRO.VAR, Daniel Serra, denuncia que as linhas de crédito covid-19 para a restauração "estão a ser utilizadas por empresas que nada têm a ver com o setor".
Pedidos de comida devem chegar à mesa com funcionários sempre munidos de viseiras, máscaras e luvas. O restaurante pode ainda pedir a clientes para medir febre e lavar as mãos.
Empresário da restauração já têm guião das novas regras que terão de implementar no seu estabelecimento no momento em que o Governo permita aos restaurantes reabrir.