Serviços mínimos definidos no INEM para o dia da greve geral
Os técnicos de emergência pré-hospitalar decidiram esta sexta-feira que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro.
Os técnicos de emergência pré-hospitalar decidiram esta sexta-feira que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro.
Estão à espera de uma autorização da Autoridade Europeia do Medicamento e muitos mais estão ainda a ser produzidos em laboratório.
Esta alteração está em linha com "a aposta numa rede de cuidados de proximidade", diz o Governo.
Em junho, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto já tinha anunciado o compromisso de generalizar a atribuição de bilhete gratuito para quem acompanha pessoas com deficiência, no acesso a equipamentos culturais públicos.
A OMS fez esta semana novas recomendações sobre a doença.
Air France-KLM, Lufthansa e International Airlines Group (IAG), dono da British Airways e da Iberia, estão de olho na transportadora aérea nacional.
Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido na segunda-feira à noite no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, indicou a Presidência da República.
Doença afeta mil milhões de pessoas em todo o mundo.
A presidente do conselho de administração do Hospital de São João falou aos jornalistas após a cirurgia realizada ao Presidente da República e disse que a cirurgia correu sem complicações. "Era importante ter sido operado já", referiu. Explicou ainda que o Chefe de Estado vai receber os cuidados "que qualquer utente necessita, de acordo com o que a situação clínica exige".
Cuidados pós-operatórios, alimentação própria e mudanças de comportamento são fatores a ter em conta.
Entre as recomendações estão evitar exposições prolongadas ao frio e mudanças bruscas de temperatura, vestir por camadas, usar gorro, luvas e cachecol.
"Um médico tem que ir muito além da sua dimensão técnica", tem de ir também a uma "dimensão cívica, coletiva e uma dimensão política".
A partir do próximo ano, os cuidados de saúde primários da Península de Setúbal, e da área Amadora-Sintra vão receber um projeto-piloto.
A Ordem refere que a sua proposta assenta no respeito rigoroso pelas competências de cada profissão e coloca o médico de família no centro das equipas multidisciplinares.
Em Portugal foram registados 997 casos de infeção por VIH, menos que em 2023, mas mais de metade dos diagnósticos ocorreram tardiamente.
Face à elevada proporção de diagnósticos tardios de VIH.