
IGAS não estabelece causalidade entre morte em Montemor-o-Velho e atraso do INEM
Segundo concluiu o inquérito, o "contacto para a linha 112, só foi feito passado 21 minutos depois da vítima ter sido encontrada inconsciente e sem respirar".
Segundo concluiu o inquérito, o "contacto para a linha 112, só foi feito passado 21 minutos depois da vítima ter sido encontrada inconsciente e sem respirar".
Segundo as conclusões do relatório, as probabilidades de sobrevivência deste homem, de 90 anos, "seriam semelhantes, mesmo em condições otimizadas". Nesse dia houve duas greves do INEM.
Esta terça-feira, depois de as conclusões do relatório serem avançadas pelo jornal Público, o Governo reagiu à auditoria e considerou que as conclusões reforçam a necessidade "urgente e prioritária" do INEM.
"Não é possível o estabelecimento de nexo de causalidade entre a demora e o desfecho fatal verificado uma vez que as probabilidades de sobrevivência seriam bastante limitadas, quase nulas, atento o quadro clínico do utente", concluiu a Inspeção Geral das Atividades em Saúde.
A falta de enfermeiros no instituto que coordena a emergência pré-hospitalar tem levado a um elevado volume de trabalho extraordinário, refere o sindicato.
"Perante a gravidade da situação e a ausência de reformas estruturais, reitera-se publicamente o pedido de demissão do Presidente do Conselho Diretivo do INEM ", refere a ANTEM.
Este não é um caso novo. Há precisamente um ano, Luís Meira demitia-se da presidência do INEM depois de sucessivas insistências para resolver o concurso de contratação dos novos helicópteros.
Dos 446 mil processos pendentes de manifestações de interesse [um recurso que permitia a regularização de imigrantes que tinham entrado sem visto de trabalho em Portugal] existentes há um ano, cerca de 170 mil foram extintos por falta de resposta dos requerentes e 35 recusados, mas quem viu o seu processo aprovado tem direito a pedir o reagrupamento familiar.
Ângelo Silveira tinha sido nomeado para o cargo em junho de 2024. Sai "a seu pedido", informa a ministra da Cultura.
Empresas e “toupeiras” em entidades públicas são suspeitas de viciar contratos. Entre os arguidos está um socialista, antigo adjunto de Pedro Nuno Santos e ex-chefe de gabinete de Medina.
Da saúde à justiça, passando pela TAP e pelo governador do Banco de Portugal, quais os principais dossiês que ficam sem solução até haver novo executivo?
O setor da saúde em Portugal enfrenta desafios estruturais significativos, exigindo reformas urgentes para garantir a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS). No painel “O Futuro do Trabalho na Saúde: Dar a Volta a Uma Crise Anunciada”, especialistas das diferentes Ordens Profissionais discutiram soluções.
No painel "O Futuro do Trabalho na Saúde: Dar a Volta a Uma Crise Anunciada", elementos das várias ordens profissionais discutiram soluções para reverter esta crise, considerando de forma unânime que é “urgente reformar o Serviço Nacional de Saúde, valorizar as carreiras e melhorar condições de trabalho”.
Dados do IMT mostram que existem mais de 30 mil carros habilitados para funcionar como TVDE. Os táxis não chegam sequer aos 10 mil.
A saúde em Portugal enfrenta mudanças sem precedentes. Como podemos garantir um sistema mais inovador, sustentável e centrado nas pessoas? No dia 11 de março, a Grande Conferência Portugal Health Summit 2025 reúne especialistas, líderes e profissionais de saúde no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa para um debate essencial sobre o futuro do setor.
De acordo com os procedimentos concursais com proposta de designação da CReSAP, cabe ao membro do Governo, no prazo máximo de 45 dias a contar da data de recebimento da proposta, proceder à designação de um dos candidatos.