Portugal regista menos casos de gripe e queda nos internamentos em cuidados intensivos
Na semana em análise, foram identificados 753 casos positivos para o vírus da gripe, menos 587 face à primeira semana de janeiro.
Na semana em análise, foram identificados 753 casos positivos para o vírus da gripe, menos 587 face à primeira semana de janeiro.
Na semana de 1 a 7 dezembro foram admitidos 97 casos de infeção respiratória aguda grave (SARI) nas Unidades Locais de Saúde (ULS) que reportaram dados para a vigilância SARI.
O que se passa é que a estirpe predominante até agora não circulava desde antes da pandemia. Isso justifica a existência de tantos casos, sobretudo em crianças mais novas.
Na primeira semana deste ano, verificou-se uma "mortalidade acima do esperado no grupo etário acima dos 85 anos e no sexo feminino", adiantou o INSA.
Conselheiro especial da OMS para a Europa, Michel Kazatchkine, garante que no Cazaquistão um programa de terapia com opioides já está praticamente encerrado.
Nos últimos sete dias, Portugal registou uma média diária de 390 notificações de casos positivos de covid-19.
"Não vamos ter surtos de dengue como na Madeira ou como nas zonas tropicais", explica a coordenadora da Rede Nacional de Vigilância de Vetores.
A proporção da gripe em UCI tem vindo a aumentar nas últimas duas semanas, atingindo os 17,1% na última semana do ano, valor acima dos registados em períodos homólogos, revela o boletim de vigilância da gripe.
Numa altura em que a incidência da gripe continua a aumentar, os especialistas recomendam cuidados como a hidratação, a medicação para a febre e o repouso para enfrentar os primeiros sintomas.
Os dados do sistema de informação de mortalidade em Portugal, mostram que no dia de Natal morreram 440 pessoas, um número que nunca foi atingido a 25 de dezembro nos últimos 10 anos.
País refere que aumento de casos está relacionado com o fim da política "covid-zero".
Em 2019 foram proibidas palavras de ordem nas manifestações de Hong Kong. Três anos depois, jovens saem às ruas com papéis brancos erguidos.
Na última segunda-feira, estavam internadas 404 pessoas, menos 18 do que no mesmo dia da semana anterior, com 26 doentes em unidades de cuidados intensivos, menos um.
A aplicação e os seus servidores de suporte deixarão de estar disponíveis, sendo sugerido a "desinstalação da app" nos telemóveis dos utilizadores.
A pergunta final que se impõe é da de perceber se tudo isto estaria a ser assim se, em vez de uma minoria ainda estigmatizada em termos de Saúde Pública, o surto estivesse a afetar casais heterossexuais e crianças.
Os 36 óbitos representam um decréscimo de 10 casos face à semana anterior e a mortalidade por milhão de habitantes foi de três, um decréscimo de 22%.