
Associações apelam à esterilização e pedem proibição da venda de animais
Documento encontra-se em Consulta Pública até ao final de agosto.
Documento encontra-se em Consulta Pública até ao final de agosto.
Eletricista de 29 anos é acusado de ter ateado 62 incêndios florestais, mas só confessou ter originado três. Assume querer tratamento.
O alerta é de Ricardo Lobo, veterinário municipal e presidente da Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios, quando em todo o País já é proibido o abate de animais errantes para controlo da população.
Outros 600 mil euros serão destinados a apoios aos centros de recolha oficial de animais nos processos de esterilização de animais e há ainda 150 mil euros para sensibilização para os benefícios da esterilização
A proposta do Orçamento do Estado menciona também que as juntas de freguesia devem implementar planos plurianuais que promovam o bem-estar animal, com os municípios e as associações.
Homem de 29 anos foi detido quarta-feira pela PJ em Sobrado, concelho de Valongo. É suspeito de ter ateado o fogo que a meio de julho atingiu dois canis ilegais na Agrela.
Na sequência do incêndio do fim de semana de 18 e 19 de julho morreram 75 animais instalados em abrigos ilegais.
O incêndio em dois canis resultou na morte de 73 animais. 190 foram resgatados com vida, tendo sido acolhidos por associações, particulares e canis municipais.
Ministro da Administração Interna disse que incêndio que atingiu dois canis ilegais no concelho de Santo Tirso está a ser investigado pela Inspeção-Geral da Administração Interna.
O ministro da Administração Interna determinou também hoje a abertura de um inquérito à atuação da GNR e da Proteção Civil no incêndio que atingiu no sábado dois canis.
Partido pergunta, por exemplo, que conhecimento tinham as autoridades do que se passava nos dois abrigos ou ainda se, "de futuro", o Governo irá fiscalizar estas instalações.
O porta-voz do PAN, André Silva, acusou a Câmara Municipal de Santo Tirso, o veterinário municipal e a GNR de "negligência enorme" no caso dos animais mortos num abrigo atingido por um incêndio.
Os 190 animais recolhidos com vida em dois canis atingidos por um incêndio em Santo Tirso foram acolhidos através de um plano da autarquia, que realojou 113 animais em canis municipais e associações e os restantes 77 foram acolhidos por particulares.
Há os que se adaptam bem a apartamentos minúsculos, são fáceis para quem nunca teve animais, mas não se dão com outros cães e há os que precisam de espaço mas adoram ficar ao colo das visitas. Saiba qual o ideal para si.
No ano passado, as autoridades registaram uma média de quatro ataques por dia, totalizando 1.359, mais 170 do que em 2017.
Seis meses após ter entrado em vigor a lei que proíbe o abate de animais saudáveis, canis municipais não conseguem responder a todos os pedidos de acolhimento.