
Vulcão na Indonésia entra em erupção e obriga a retirada de mais de 2.700 pessoas
O vulcão Ile Lewotolok, localizado na província de Nusa Tenggara, lançou uma coluna de fumo e cinza escura espessa por uma altura de quatro quilómetros.
O vulcão Ile Lewotolok, localizado na província de Nusa Tenggara, lançou uma coluna de fumo e cinza escura espessa por uma altura de quatro quilómetros.
Nível das águas, que chegou aos dois metros de altura, afetou 188 localidades e obrigou à retirada de 6.757 habitantes na província sul da ilha
Dados foram avançados pelo porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia.
Novo balanço contabiliza 437 mortos e 16 desaparecidos devido ao tsunami que há cerca de uma semana atingiu o estreito de Sunda, na Indonésia.
Pelo menos 22 mil pessoas ficaram desalojadas na sequência do tsunami que no sábado atingiu o estreito de Sunda, na Indonésia, e causou pelo menos 430 mortos, segundo os dados mais recentes das autoridades do país.
Vulcão Soputan entrou em erupção dias depois de, na mesma ilha do norte da Indonésia, terem morrido mais de 1200 pessoas. A Austrália já anunciou uma ajuda humanitária ao país no valor de 3,1 milhões de euros.
As equipas de resgate continuam a procurar sobreviventes e mais vítimas nos escombros de edifícios demolidos, mas as falhas nas comunicações têm dificultando os trabalhos das equipas de busca e salvamento no terreno.
Pelo menos 557 pessoas morreram e quase 400 mil ficaram sem casa devido a quatro terramotos de magnitudes compreendidas entre 6,3 e 6,9, que sacudiram a ilha de Lombok.
O governo indonésio, liderado por Joko Widodo, pediu esta segunda-feira ajuda internacional.
Porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que existem vítimas mortais e vários feridos.
Autoridades indonésias ordenaram a distribuição imediata de máscaras, dado que as cinzas vulcânicas continuam a cair em inúmeras aldeias.
Vulcão Agung dá sinais de que pode começar a expelir lava a qualquer momento.
Dois aeroportos foram mesmo encerrados.