
Governo atribui 11 medalhas de mérito cultural
O fotógrafo Alfredo Cunha e a atriz São José Lapa estão entre as dez personalidades condecoradas pelo Governo, a que se soma uma associação cultural.
O fotógrafo Alfredo Cunha e a atriz São José Lapa estão entre as dez personalidades condecoradas pelo Governo, a que se soma uma associação cultural.
Obrigado a trabalhar no exílio e amargurado pela vida e pela doença, o ditador rejuvenesceu quando em 1977 uma professora casada e com um filho lhe escreveu uma carta. Foi o início de uma história surpreendente de intimidade e revelação.
Investigador, historiador e professor catedrático da FCSH-Nova, o novo diretor, nomeado em regime de substituição, tem 65 anos, licenciou-se em História e é doutorado em Sociologia Histórica
Criada em Cervera, em Espanha, no séc. XIII, é a mais bem preservada e com detalhes ímpares. Escrita em hebraico, já esteve em exposição no Metropolitan Museum, em Nova Iorque.
Nascido em 19 de janeiro de 1923, no Fundão, Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, morreu no Porto em 2005, aos 82 anos.
Poeta e artista plástico tinha 99 anos. "Perfiz uma obra que não é genial. É um depoimento. Reuni uma das melhores coleções de arte em Portugal. E fiz uns disparates", afirmou.
Vítor Reino destacou-se na recolha, divulgação e recriação de tradições musicais portuguesas, tendo promovido a criação de grupos como Almanaque, Ronda dos Quatro Caminhos e Maio Moço.
Escritor nasceu em 1920 e faria 100 anos a 26 de maio. Pandemia alterou os planos, mas o programa do Grupo Porto Editora vai mesmo arrancar e inclui reedições, exposições e peças de teatro
Vinho, moda ou cultura? E que tal pensar sobre o feminsimo, já que domingo é Dia Internacional da Mulher?
Volta ao Mundo reúne a obra gráfica do artista, na Biblioteca Nacional de Portugal, até 31 de março
A escritora norte-americana tinha 88 anos. Recebeu o Nobel da Literatura em 1993.
Isabel Rio Novo recordou "toda a sua inteligência, o seu humor, a sua graça, cuja gargalhada cristalina era verdadeiramente contagiante".
Em O Poço e a Estrada há tensões familiares, a pulsão do pai pelo jogo, as posições políticas, o ódio de Agustina por Natália Correia ou a amizade com Sophia de Mello Breyner.
"As instituições culturais do Estado não podem cair em mãos indignas deles, nem podem ficar à mercê de pseudointelectuais de corredor ou de pequenos ditadores que se servem dos alvéolos da administração pública para maximizar os seus negócios particulares e imediatos."
Cerimónia de lançamento da plataforma LIVRAR decorre esta quinta-feira, na Biblioteca Nacional de Portugal.
Todas as partituras de Fernando Lopes-Graça, algumas delas inéditas, estarão totalmente digitalizadas no final do primeiro semestre do próximo ano.