
Os 10 filmes de que mais gostámos em 2024
Lições da adolescência para miúdos e graúdos, as relações em 2024 e novas lentes sobre Auschwitz: estes foram os nossos preferidos do ano.
Lições da adolescência para miúdos e graúdos, as relações em 2024 e novas lentes sobre Auschwitz: estes foram os nossos preferidos do ano.
Do sofá às salas de cinema, que não lhe faltem opções: um filme de animação da Disney, um filme português premiado e um documentário sobre os Fab Four.
De esta 2.ª feira, dia 21, até quarta, 23, ver filmes como "Joker: Loucura a Dois", "Robot Selvagem" e "Grand Tour" fica mais barato.
O filme, que valeu a Miguel Gomes o prémio de Melhor Realização em Cannes - e que chega aos cinemas na próxima semana -, é o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Filme candidato por Portugal conhecido a 11 de setembro.
E também tem as suas musas, como Rosinha (Eliana Rosa). Basil da Cunha continua a filmar um bairro que vai desaparecendo com drama, humor e brilho estético - e agora, também com música. Falámos com ele.
Edição dos prémios celebrou "Cinema e Liberdade", a propósito dos 50 anos da revolução de Abril.
A programação do festival, que começa esta 5.ª, 23, aposta forte em novos filmes portugueses. Mas não só: há ecos cinéfilos de todo o globo. Deixamos-lhe cinco sugestões a descobrir em sala.
As mais de 500 salas de cinema de Portugal Continental acolhem a Festa do Cinema, com preço dos bilhetes reduzido para 3,5 euros.
Entre as nossas sugestões temos um novo restaurante peruano-japonês em Lisboa, teatro em Aveiro, uma exposição de Alfredo Cunha e o sabor da castanha a invadir um restaurante do Porto.
Concertos de jazz gratuitos em Matosinhos, um histórico da soul em Cascais, um festival de cinema em Vila do Conde, um "rooftop festival" em Faro e teatro em Lisboa e Porto: é só marcar na agenda.
Em bpm, o novo disco editado a 28 de maio, Salvador Sobral inaugura uma fase de rutura em relação ao seu trabalho anterior. Pedimos-lhe seis referências para explicar esta nova etapa da carreira.
'Até Ver a Luz', que estreia esta quinta-feira nas salas de cinema, marca a estreia em grande formato de um dos mais promissores realizadores nacionais. Falamos do luso-suíço Basil da Cunha, que respira a cultura 'gangsta' da 'favela' da Reboleira, algures entre o estilo de 'A Malta do Bairro' de Spike Lee e 'Os Inúteis' de Fellini. Daí a necessidade de legendas nesta fita portuguesa, em co-produção com a Suíça.
O cineasta brasileiro Glauber Rocha, Marilyn Monroe, a literatura de Antonio Tabucchi e a obra experimental de Stephen Dwoskin integram a nova temporada da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, que tem início a 1 de Setembro, informou nesta sexta-feira a instituição.
Foi um dia agitado aqui em Cannes. Desde logo pela reacção às declarações polémicas de Lars von Trier na véspera, quando disse simpatizar com Hitler e declarou-se simpatizante do nazismo, mas igualmente pelo facto de a organização do festival o ter declarado 'persona non grata'.
Um ano depois, Woody Allen regressa a Cannes e com honras de abertura para a sua comédia romântica 'Midnight in Paris', servida por um elenco de estrelas, onde sobressaem os nomes de Marion Cotillard, Rachel McAdams, Owen Wilson e Carla Bruni.