Sábado – Pense por si

António José Vilela

O grande plano de José Veiga para conseguir um banco

Para tentar concretizar os negócios envolveu o então CEO do Banco Carregosa, um alto quadro do BES e Miguel Relvas. A investigação da PJ terminou no fim de 2022, mas o MP adiou o fim do caso porque mandou transcrever de forma integral mais de mil escutas telefónicas. O caso arrasta-se há 10 anos, mas recentemente Veiga conseguiu que um juiz de Cabo Verde lhe libertasse cerca de €60 milhões que estavam apreendidos a pedido das autoridades portuguesas. Depois, tentou transferir quase €37 milhões – e nasceu um novo processo.

Carlos Rodrigues Lima

Como José Veiga "denunciou" Rui Rangel

O processo por suspeitas de corrupção contra o ex-juiz desembargador começou, em fevereiro de 2016, quando outro juiz, Carlos Alexandre, decidiu ser direto com José Veiga: "Qual era o objectivo deste encontro com o senhor desembargador Rui Manuel Freitas Rangel?"

4
Rui Rangel
Nuno Tiago Pinto

Como José Veiga corrompeu Rui Rangel

O empresário pagou a campanha do magistrado à presidência do Benfica e despesas de muitos milhares de euros em troca da sua ajuda para ser absolvido num processo na Relação.

Novo Banco, nascido para vender activos

Seguros, banca de investimento, participações em empresas portuárias e de auto-estradas: foram estas as posições do antigo BES que já foram vendidas. Cabo Verde falhou com as investigações a José Veiga. Houve mais falhanços.

José Veiga é accionista do banco Carregosa

A instituição financeira sediada no Porto defende que o antigo empresário de futebol, actualmente detido, não interfere na gestão, apesar da posição inferior a 5% que tem no seu capital.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana