
Governo anuncia investimento de 103 ME para eficiência hídrica no Algarve
Serão lançados estudos para avaliar o potencial hídrico das bacias hidrográficas do Algarve e para avaliação de disponibilidades hídricas subterrâneas na região do Algarve.
Serão lançados estudos para avaliar o potencial hídrico das bacias hidrográficas do Algarve e para avaliação de disponibilidades hídricas subterrâneas na região do Algarve.
Das 60 albufeiras monitorizadas, 26 apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e outras 12 inferiores a 40%.
A recuperação das reservas de água ocorreu em quase todas as bacias hidrográficas a nível nacional, tendo-se registado a maior subida nas bacias do Vouga, Mondego, Tejo, Sotavento e Guadiana.
Comandante nacional da ANPC, André Fernandes, alertou, em conferência de imprensa, para a precipitação "pontualmente intensa" esperada em algumas zonas do País a partir da madrugada de hoje, que vai ter impacto nas bacias hidrográficas dos rios Vez, Cávado, Tejo, Zêzere, em particular no afluente do rio Nabão, "que podem entrar em cheia".
Segundo o SNIRH, no último dia do mês de julho, comparativamente com o mês anterior, verificou-se uma descida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas.
No último dia do mês de maio e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em três bacias hidrográficas e descida em nove.
A ANEPC recomenda que seja dada "especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações", uma vez que poderá haver acumulação de água da chuva nas bacias hidrográficas.
No último dia de novembro e comparativamente ao último do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em oito bacias hidrográficas e uma descida em quatro.
Das 59 albufeiras monitorizadas, 26 apresentaram disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total e quatro superiores a 80%.
No final do mês de Junho e comparativamente ao último dia do mês de Maio verificou-se uma descida do volume armazenado em todas as bacias hidrográficas.
O ministro do Ambiente alertou que as bacias hidrográficas a sul do Tejo, apesar da chuva que tem caído, ainda "têm menos água do que é comum".
Nestes primeiros dias do mês já choveu uma vez e meia a duas vezes mais do que seria expectável para Março, afastando da generalidade do território as situações de seca extrema e forte. Das 61 albufeiras, só doze estão ainda com volumes de água abaixo dos 40% e ficam todas no sul do país.
A quantidade de água armazenada em Fevereiro desceu em nove bacias hidrográficas de Portugal continental e apenas subiu em três.
Médias são inferiores às de fevereiro do ano passado.
Aumento de volume em nove bacias hidrográficas num total de 12.
A quantidade de água armazenada em Dezembro subiu em cinco bacias hidrográficas de Portugal continental mas desceu em sete, em comparação com o mês de Novembro.