
Onze distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva forte
Depressão Irene vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima.
Depressão Irene vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva, por vezes forte e persistente, nas regiões Norte e Centro nas próximas 48 horas e, partir de segunda-feira, também no Alentejo.
Previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertam para "precipitação, por vezes forte e persistente, nas regiões do litoral norte e centro em especial no Minho e Douro litoral, progredindo para a região Sul e a possibilidade de formação de gelo e geada no interior norte e centro" do país.
Também por causa da chuva, o IPMA colocou os distritos do Porto, Leiria e Castelo Branco em aviso amarelo até às 15 desta quinta-feira.
A Proteção Civil adianta serem expectáveis inundações em zonas urbanas e ocorrência de cheias. Alerta é para as próximas 24 horas.
As bacias de Barlavento, com 14,9%, e Lima, com 17,7%, continuam com quantidade de água muito abaixo da média no final de março.
O agricultor estima "prejuízos gravíssimos e bastante avultados" para as infraestruturas de regadio e drenagem da planície agrícola.
"Apontar o dedo à falta de manutenção é apontar o dedo à incúria do Estado", acusa a Ordem dos Engenheiros.
CODIS de Coimbra afirma que, mesmo com "sinais claros de melhoria", "o risco de cheia continua" e as autoridades não vão, "para já, baixar a guarda".
Proteção Civil afirma que, apesar de o número de ocorrências ter "baixado significativamente", distrito de Coimbra ainda "é o que está a causar maior preocupação".
O corte na circulação ao quilómetro 155, entre Muxagata e Fornos de Algodres, deveu-se a uma pedra de grandes dimensões que se encontrava na via.
A circulação de comboios de longo curso entre Porto e Lisboa foi retomada mas vai continuar condicionada.
Este sábado, seis distritos foram colocados em aviso vermelho devido à passagem da depressão Fabien.
As linhas da estação de Alfarelos encontram-se inundadas, tendo sido suspensa a circulação de comboios suburbanos de Coimbra em todo o trajeto, entre Coimbra e Figueira da Foz.
Em causa está o troço entre Alfarelos e Ameal Sul, onde a linha ferroviária se "mantém submersa" desde o final de tarde de sexta-feira, devido à subida do nível das águas da Bacia do Mondego. Não se sabe quando há condições para retomar a circulação.
No final do mês de Junho e comparativamente ao último dia do mês de Maio verificou-se uma descida do volume armazenado em todas as bacias hidrográficas.