
Visitantes de museus e monumentos nacionais mantiveram-se acima dos cinco milhões em 2024
Significa uma ligeira descida face a 2023.
Significa uma ligeira descida face a 2023.
Fomos conhecer o L’AND Vineyards, a cinco minutos de Montemor-o-Novo
Iniciativa visa incentivar o acesso dos jovens ao património e à cultura.
Junto às praias do Grande Porto, há bom peixe e marisco, bares de praia em reinvenção constante e cozinha de autor moderna.
Para quem não quer apenas saber de futebol, o fim de semana traz museus com entrada livre por todo o País, concertos, teatro, música, dança e petiscos na Comporta.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
No Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, decorria naquela manhã um processo que fazia sorrir até o mais sério dos magistrados. Os dois réus estavam sentados lado a lado. À esquerda, José Carvalho, arquiteto. À direita, Luísa Santos, restauradora de arte.
Em Portugal, há 37 museus, palácios e conventos que os residentes (portugueses ou não) podem visitar gratuitamente, durante 52 dias deste ano. O que vale mesmo a pena? Falámos com alguns dos diretores dos monumentos e contamos-lhe.
Inauguração: 7 de dezembro – 17h00
Os maiores aumentos - de sete euros - verificam-se em alguns dos equipamentos mais visitados do País, como é o caso da na Torre de Belém, do Museu Nacional dos Coches, no Museu Nacional de Arqueologia, nos Palácios Nacionais da Ajuda e de Mafra e no Mosteiro dos Jerónimos.
Esta semana, descubra o Museu Nacional do Azulejo, a cervejaria artesanal Dois Corvos e a padaria e pastelaria Lully 1661 Beato.
Esta semana, descubra o Museu Nacional do Azulejo, a cervejaria artesanal Dois Corvos e a padaria e pastelaria Lully 1661 Beato.
Vhils e os azulejos da Viúva Lamego para ver em Lisboa, dança com Sasha Waltz em Guimarães e uma peça de teatro sobre o PREC no Porto: temos várias sugestões para si.
Luís Montenegro lembra que, ao longo da carreira, as criações de Manuel Cargaleiro "expressaram sempre a sua visão poética do mundo, construindo um legado reconhecível por diversas gerações de portugueses".
"Os jovens terão de se levantar para defender os direitos humanos", crê o artista e ativista político chinês, que tem nova exposição em Lisboa. Falámos com ele sobre arte, ativismo e o Alentejo.
O arrendamento acessível ganha escala em Lisboa com 3.300 imóveis municipais a saírem até 2026. No Porto, a fasquia vai nos 1.500 até 2028. A moda das cooperativas está de volta. Inquilinos, futuros proprietários, autarcas e arquitetos explicam à SÁBADO onde e quando surgem as oportunidades.