
Novo aeroporto pode vir a ser em Santarém
O próximo Conselho de Ministros irá dar luz verde à criação de uma comissão técnica e a uma comissão de acompanhamento para realizar a Avaliação Ambiental Estratégica.
O próximo Conselho de Ministros irá dar luz verde à criação de uma comissão técnica e a uma comissão de acompanhamento para realizar a Avaliação Ambiental Estratégica.
Esta posição de António Costa surge depois de o líder do PSD lhe ter escrito pedindo a "realização imediata" de uma Avaliação Ambiental Estratégica sobre localizações possíveis do futuro aeroporto.
A Avaliação Ambiental Estratégica em oito áreas com potencial de existência de lítio concluiu pela exclusão de Arga e Segura.
Interessados em concorrer à Avaliação Ambiental Estratégica pediram prorrogação do prazo até 10 de janeiro. Só depois o júri intervirá num processo que ambientalistas dizem estar inquinado.
Zero, Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves, ANP/WWF, A Rocha, FAPAS, GEOTA, LPN e Almargem consideram ilegal a avaliação ambiental estratégica.
Um grupo de 43 cientistas enviou uma carta ao primeiro-ministro a pedir uma avaliação ambiental estratégica alargada e fundamentada e não condicionada.
Governo vai avançar com uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) a três soluções para reforçar a capacidade aeroportuária e Lisboa.
"A urgência fazia com que nós não perdêssemos mais tempo na necessidade de expandir a capacidade aeroportuária de Lisboa" disse o ministro Pedro Nuno Santos. Agora a pandemia "dá-nos algum tempo para ponderarmos a possibilidade de avaliação ambiental estratégica", acrescentou.
Alternativas ao Montijo? Ou a não construção de um novo aeroporto, ou as instalações em Alcochete, Beja, Tancos, Monte Real e Alverca.
O alargamento da base aérea do Montijo, para ser complementar ao aeroporto da Portela, tem levantado várias questões.
O ministro do Ambiente e da Transição Energética disse que o novo aeroporto do Montijo "não requer Avaliação Ambiental Estratégica" , ao contrário do defendido pela associação ambientalista Zero.
"A partir do momento em que se sabe qual é a localização, o que é preciso é fazer-se um estudo de impacte ambiental para aquele projecto, uma avaliação de impacte ambiental que não é estratégica", explicou João Matos Fernandes.
O presidente executivo da ANA salientou no Parlamento que além de o projecto do Montijo poder entrar ao serviço mais cedo, em 2022, também as companhias aéreas disseram que não iriam para Alcochete.
Numa reacção à notícia que indica que a ANA vai entregar esta semana ao Governo o Estudo de Impacte Ambiental relativo ao futuro aeroporto do Montijo, a Zero considera que este é "um procedimento errado".
Ambientalistas admitem pedir a intervenção da Comissão Europeia.