
Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa
Os casos de sarampo e tosse convulsa têm vindo a aumentar após a diminuição dos níveis durante a pandemia de covid-19.
Os casos de sarampo e tosse convulsa têm vindo a aumentar após a diminuição dos níveis durante a pandemia de covid-19.
Desde 2002 que a região europeia é considerada como livre da doença, mas os especialistas temem "lacunas na vacinação".
A agência europeia alerta também para a "extensão geográfica do surto é inédita", tendo em conta que vai desde as ilhas Svalbard, um arquipélago no Ártico que pertence à Noruega, até ao sul de Portugal e ao leste à Ucrânia, afetando 37 países da Europa.
As regras relativas às máscaras continuarão a variar por companhia aérea, pelo que as agências europeias assinalam que, em voos de ou para um destino onde o uso de máscaras ainda é necessário nos transportes públicos, deve-se continuar a encorajar o uso de máscaras
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou em Londres a reintrodução de restrições para combater a nova variante do coronavírus SARS-CoV-2.
O ECDC espera um total de 460 mil adeptos nos estádios nos 51 jogos que vão ser disputados em 11 países e lembrou que todos os espetadores só terão acesso aos recintos caso já tenham sido vacinados, com um teste negativo ou se já foram infetados pelo novo coronavírus no passado.
Israel, EUA e Reino Unido estão a relaxar o uso das máscaras entre pessoas já vacinadas e ao ar livre. Portugal deve começar a seguir este caminho em breve.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças refere que pessoas que já estejam totalmente vacinadas podem "relaxar" no uso da máscara e no distanciamento. Uma boa notícia para os lares, para já.
À medida que a vacinação aumenta, quem já está vacinado pode "relaxar" nas medidas restritivas, como uso de máscara ou distanciamento físico, anunciou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.
Relatório afirma que o risco de infecção no resto do agregado familiar é reduzido em 30% a partir do momento em que um dos elementos está vacinado.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou hoje Portugal num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado".
Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças defende que escolas são uma "parte essencial da sociedade e vida das crianças" e que "não se registaram aumentos nos contágios" em países que reabriram escolas mais cedo.
Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças alertou que a Europa está perto de atingir o número de casos de covid-19 que registava no pico da pandemia, em março, dado os aumentos.
A vaga inicial de transmissão da covid-19 na Europa já passou o seu pico, sendo a Bulgária a única excepção, indica o Centro Europeu de Controlo de Doenças.
Em 2016, registaram-se 58.994 casos de tuberculose em 30 países da região.
Entre Janeiro e Fevereiro deste ano, foram detectadas mais de 1500 infecções de adultos e crianças