Sábado – Pense por si

Ghob, o "rei" de Carqueja, acusado de crimes como violação e homicídio.
João Amaral Santos

As fantasias do Rei Ghob

O “bruxo” e “rei” de Carqueja era capaz de incutir medo aos súbditos pobres e ingénuos que drogava e violava. A loucura do “psicopata” (segundo descrição dos inspetores da PJ) matou Tânia, Ivo e Joana.

Fernando Rodrigues pensava casar-se até descobrir a traição da "ex". Ficou deprimido, procurou ajuda especializada e conselhos no Chat GPT
Raquel Lito

Terapia virtual: Dr. IA, preciso de ajuda

Fernando procurou respostas no algoritmo, quando foi traído pela “ex” e ficou destroçado. Maria sentiu que não estava a evoluir na terapia convencional e questionou online. Alice fala-lhe sobre ansiedade. Psicólogos e Ordem profissional alertam para os perigos do Chat GPT entre os mais vulneráveis. A ferramenta massifica-se em Portugal no último ano e meio.

Sónia Bento

Já ouviu falar nos Labubu?

São os bonecos colecionáveis, de dentes afiados, mais desejados do momento. O novo acessório de moda das it girls que arrasam nas redes sociais.

Gonçalo Correia

De Tolstoi a Marina Otero. 8 peças para ver no FITEI

Clássicos da literatura, criações internacionais e peças portuguesas: o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica traz um pouco de tudo, desta quarta-feira, 14, até 25 de maio.

Ventos de Oeste

2026: O ano da todas as memórias

Se nas mais altas instâncias da União Europeia e em demasiados dos seus Estados Membros reina um cúmplice silêncio acerca do genocídio praticado à frente dos olhos de todos nós (todos, todos, todos) pelas forças militares israelitas na Faixa de Gaza, como esperar que sejam recordados todos esses outros massacres?

Razão e Emoção

Amor ou perseguição?

A perseguição, também conhecida como stalking, é, com efeito, um crime pouco abordado, mas cujo efeito psicológico nas vítimas é altamente danoso, com consequências que se podem fazer sentir até anos mais tarde.

Marco Alves

Eça de Queiroz: a vida privada de um génio

As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente