
Espanha bloqueia 66 mil anúncios de alojamento turístico da Airbnb
País vizinho coloca em prática mais uma medida para restringir alojamentos para fins turísticos, desta vez com implicações diretas na plataforma de aluguer Airbnb.
País vizinho coloca em prática mais uma medida para restringir alojamentos para fins turísticos, desta vez com implicações diretas na plataforma de aluguer Airbnb.
Entre janeiro e maio foram registados 11,3 milhões de hóspedes e 27,7 milhões de dormidas em Portugal.
86% das empresas de restauração e similares e 51% do alojamento turístico admitiram ter tido já necessidade de atualizar os preços de venda, mas até um máximo de 15%.
De acordo com a AHRESP, a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação para restauração e alojamento e testes para bares e discotecas, levaram ao cancelamento de reservas em 88% dos estabelecimentos, enquanto 83% das empresas de alojamento turístico registaram cancelamentos.
A entrada no interior de restaurantes nos concelhos de risco elevado e muito elevado fica condicionada pela apresentação de testes, bem como o alojamento turístico. Saiba onde pode fazer testes grátis.
Um inquérito da Câmara do Porto aponta a desertificação populacional, as rendas inacessíveis e o excesso de alojamento turístico como os maiores problemas.
Em novembro, os estabelecimentos de alojamento turístico receberam cerca de 415 mil hóspedes, responsáveis por 950 mil dormidas, números que correspondem a quebras homólogas superiores a 70%.
Inquérito da AHRESP revela que a pandemia da Covid-19 levou a que 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderem avançar para insolvência.
Associação alerta que "o risco de existir uma fuga de turistas para outros destinos é evidente, com prejuízo para as unidades de alojamento turístico e restauração".
Apesar do contributo dos turistas portugueses durante o mês de Julho, a hotelaria viu o total de hóspedes cair para 2,2 milhões e o de dormidas para 6,7 milhões. A culpa é dos britânicos, espanhóis, alemães e franceses.
A 31 de Julho de 2017, estavam em actividade 5.840 estabelecimentos de alojamento turístico, uma oferta de 175,1 mil quartos e 402,8 mil camas.
Proveitos totais do alojamento turístico nacional atingiram 3,7 mil milhões de euros.
Atividade turística contribui para o crescimento de 2,7% do PIB no ano passado.
Chama-se Lisbon Apartments e é, em números, a empresa que mais unidades de alojamento local explora na cidade de Lisboa. À semelhança do que acontece com a maioria das empresas na área, todos os seus imóveis são arrendados. O sector sublinha que estes casos são uma minoria no panorama global do alojamento local.
A Câmara de Gaia também pretende avançar com a cobrança de uma taxa turística até dois euros por cada dormida em alojamentos turísticos na cidade. A proposta que permite iniciar o processo de criação da taxa deverá ser aprovada na próxima reunião do executivo municipal.
As alterações à lei, que obrigam a que se obtenha o número de registo para poder publicitar a oferta em plataformas como o Airbnb, estarão a estimular a legalização, refere o Público.