
As tempestades não resolvem a seca
Os anos com pouca chuva vão aumentar em Portugal e não será a abundância momentânea de intempéries que irá alterar o panorama de falta de água
Os anos com pouca chuva vão aumentar em Portugal e não será a abundância momentânea de intempéries que irá alterar o panorama de falta de água
Na terceira semana de março, o armazenamento por bacia hidrográfica só é inferior à média nas bacias do Ave, Mira e Ribeiras do Barlavento.
Braga foi o ponto do país onde "choveu mais", com 65,5 milímetros, valor que fica, contudo, "muito abaixo da média", aponta fonte da Agência Portuguesa do Ambiente.
"No fim do verão podemos voltar a estar numa situação muito crítica. Estamos a contar que em novembro e dezembro chova bastante, mas isso não é garantido", refere Afonso do Ó, representante da ANP (Associação Natureza Portugal).
A posição da comissão foi anunciada em comunicado, na véspera da reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, para avaliar a situação dos recursos hídricos no Algarve.
A chuva que arruinou os planos do fim de semana alargado de Páscoa voltou a encher as reservas hidrográficas portuguesas - e poderá ser a salvaguarda de um verão ainda incerto.
Das 60 albufeiras monitorizadas, 26 apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e outras 12 inferiores a 40%.
A Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve fez a primeira análise do impacto económico e ambiental das restrições do fornecimento de água na região - em causa €130 milhões.
O ministro do Ambiente disse que a capacidade das albufeiras do Algarve se encontra a um nível de 25%, comparado com os 45% do ano passado pela mesma altura, explicando que há "necessidade objetiva" de tomar medidas para garantir que haja água na região em 2025.
APA quer cortar em 70% consumo de água pela agricultura no Algarve. Afonso do Ó, perito em assuntos de água e gestão de riscos de seca, avisa que são precisas novas fontes de água e planos de contingência.
APA prepara-se para lançar medidas de controlo do consumo por só haver água "até ao fim de agosto". Contudo, uma das soluções, a central dessalinizadora de Albufeira, não convence as associações locais.
Rumamos até à Beira Baixa, esta semana, para lhe trazer o melhor que as suas paisagens naturais têm para oferecer. Da serra da Malcata, à biorregião de Idanha-a-Nova, passando ainda parques, albufeiras, praias fluviais. Reveja o programa completo.
Esta semana rumamos até à Beira Baixa para lhe trazer o melhor que as suas paisagens naturais têm para oferecer. Não perca, amanhã, às 10h20 na CMTV.
A seca severa afeta o sul do país e uma pequena parte do nordeste transmontano, e a seca extrema afeta o sul do país, alertou a ministra da Agricultura.
Das 75 albufeiras monitorizadas em Portugal continental, 44 estavam com um volume de armazenamento entre 81% e 100%.
Das 70 albufeiras monitorizadas no continente, 38 estão com um volume de armazenamento superior a 81%. Outras 18 encontram-se a mais de metade da capacidade e 14 a menos de 50%. Apenas duas registam valores inferiores aos 20%.