Aviso laranja em onze distritos devido a queda de neve e agitação marítima
Em Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo as ondas podem chegar aos 10 metros.
Em Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo as ondas podem chegar aos 10 metros.
Autoridades prevêm uma forte agitação marítima, má visibilidade e vento tempestuoso para as próximas horas.
IPMA adianta que a depressão Bram formou-se no Atlântico ocidental e avança para leste, em direção ao arquipélago dos Açores.
Segundo o IPMA, "os maiores acumulados de precipitação deverão registar-se no litoral Norte e Centro e nas regiões montanhosas, podendo até domingo" superar "em alguns locais os 150 mm".
Autoridades pediram à população residente e turistas que evitem a zona costeira, devido ao alerta de agitação marítima que deverá manter-se até ao final deste domingo.
Aviso do IPMA vai vigorar até ao meio-dia
As ilhas dos grupos Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge) e Ocidental (Flores e Corvo) estiveram sob aviso vermelho (o mais grave numa escala de três), devido a precipitação, vento e agitação marítima.
Moçambique viveu, desde outubro, um clima de forte agitação social, com manifestações e paralisações convocadas por Venâncio Mondlane, que rejeita os resultados eleitorais de 09 de outubro, que deram vitória a Daniel Chapo.
Durante os momentos de incerteza e agitação causados pelo apagão, surgiram notícias falsas sobre o restabelecimento da energia e o motivo da falha.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
A passagem da depressão Martinho, com chuva, vento e agitação marítima fortes, provocou milhares de ocorrências no continente português, na maioria quedas de árvores e estruturas, sobretudo na madrugada de quinta-feira.
As previsões do IPMA para "as próximas 48 horas" dão nota de "um agravamento geral do estado do tempo, caracterizado por aumento da precipitação" e "do vento", ao final do dia de quarta-feira e princípio da manhã de quinta-feira.
Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão até às 00h de domingo sob alerta amarelo.
Mau tempo afeta todos os distritos do continente. Foi emitido aviso vermelho para o Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
Distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo sob aviso vermelho até às 09h00 de terça-feira devido à chegada ao território nacional da depressão Hermínia,