Donald Trump insiste no desarmamento do Hamas
O Hamas tem recusado o desarmamento, pretendido por Trump para desbloquear a segunda fase do plano de paz e cessar-fogo em Gaza.
O Hamas tem recusado o desarmamento, pretendido por Trump para desbloquear a segunda fase do plano de paz e cessar-fogo em Gaza.
Entre os reféns está Or Levy, 34 anos, um cidadão com ligações a Portugal que foi raptado no festival de música Nova durante o ataque sem precedentes do Hamas em território israelita, a 07 de outubro de 2023.
Israel fez o anúncio do cessar-fogo depois de receber do Hamas os nomes dos três reféns que serão libertados hoje como parte do acordo.
O primeiro-ministro israelita pediu hoje perdão às famílias de seis reféns encontrados mortos na Faixa de Gaza e sepultados em Israel nos últimos dias mas acrescentou que mantém a intenção de controlar o Corredor de Filadélfia e que não cederá a pressões.
O porta-voz das Brigadas al-Qasam, Abu Obeida disse que houve contactos para uma troca de prisioneiros com as autoridades israelitas.
Israel confirmou a libertação das duas mulheres - mãe e filha - que tinham sido feitas reféns no ataque de 7 de outubro.
"Eles estão a cuidar de mim, a darem-me medicamentos. Só peço que me levem de volta para casa o mais rápido possível", apela a jovem.
O movimento de resistência islâmica assegurou esta quinta-feira que o último conflito bélico com Israel em Gaza não terminará até que sejam libertados os presos palestinianos