COP30: Conferência termina com avanço no financiamento e bloqueio nos combustíveis fósseis
Qase 200 países chegaram a um acordo, intitulado Mutirão Global.
Qase 200 países chegaram a um acordo, intitulado Mutirão Global.
O copresidente do grupo de especialistas do Conselho Científico Internacional para a Conferência dos Oceanos da ONU acredita que no futuro pode ser encontrada uma forma limpa de explorar o fundo do mar. Até lá o mais prudente e ficarmos quietos. O próprio testemunhou contra o seu país para evitar a mineração.
No início da conferência (que decorre em Nice, França), 33 países, incluindo Portugal, tinham estabelecido moratórias à exploração do mar profundo e hoje já se juntaram Chipre, as Ilhas Marshall e a Letónia.
Seja em Itália, Grécia ou França o aumento dos turístas está a ter implicações na fauna e flora local. Muitos dos locais pedem que sejam implementados limites.
Diploma já está em vigor, mas PSD aceitou fazer alterações ao mesmo. Especialistas dividem-se sobre riscos associados à lei.
Várias associações alertaram para os efeitos prejudiciais na Natureza da lei e mesmo associações que tinham sido ouvidas reforçam que o diploma deve ser revisitado.
Ângela Morgado, diretora executiva da ANP (Associação Natureza Portugal), que representa a WWF, acrescenta à SÁBADO que "falta consenso político de que é preciso proteger a natureza". O último relatório da organização refere Portugal ainda não atingiu as metas climáticas e ambientais.
O alerta é da WWF: para manter o planeta vivo são precisas ações e mais esforços de conservação.
Há pontos de rutura globais, alerta a WWF, que são ameaças graves para a humanidade porque danificam os sistemas de suporte de vida na Terra.
A presidência do Conselho de Ministros ainda não divulgou o comunicado da reunião de sexta-feira, onde, segundo as três organizações ambientalistas, o assunto terá sido tratado.
Em novo relatório ibérico sobre incêndios, a ANP|WWF Portugal defende um Plano Nacional de Restauro. A limpeza dos terrenos feita pelo gado é uma ferramenta: e tem corrido bem em Boticas, por exemplo.
Estado de "conservação favorável" é o objetivo final para a espécie. A recente desclassificação, apesar de ser uma boa notícia, pode causar redução do financiamento que preocupa algumas comunidades espanholas.
VELUX alcança os objetivos de sustentabilidade para 2023 e planeia um futuro livre de combustíveis fósseis em 2030.
"No fim do verão podemos voltar a estar numa situação muito crítica. Estamos a contar que em novembro e dezembro chova bastante, mas isso não é garantido", refere Afonso do Ó, representante da ANP (Associação Natureza Portugal).
As alterações do clima estão a provocar fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, com a Europa no caminho de aumentos de temperatura duas vezes superiores aos de outros continentes, alertam.
Os responsáveis pela análise notam que há diversidade dentro dos grupos políticos e dentro dos partidos nacionais, sendo possível encontrar protetores em todo o espetro político, com exceção da extrema-direita.