
EUA e UE perto de acordo comercial com tarifas a 15%
O acordo deverá ser semelhante ao assinado com o Japão. Alguns produtos ficarão isentos de taxas, como aviões, bebidas espirituosas e dispositivos médicos.
O acordo deverá ser semelhante ao assinado com o Japão. Alguns produtos ficarão isentos de taxas, como aviões, bebidas espirituosas e dispositivos médicos.
Fragmentos de osso, restos de tumor, sangue, urina ou até cabelos são hoje determinantes na investigação científica. Na Nova Medical School, em Lisboa, há um repositório destas amostras biológicas que permitem testar novos medicamentos, métodos de diagnóstico e dispositivos médicos. O biobanco arrancou há um ano e já tem vários projetos em curso.
Hospital Garcia de Orta teve de cancelar cirurgias urgentes. São Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz também tiveram ocorrências. IGAS abriu investigação.
Entre 2018 e agosto de 2021, registou-se uma poupança de 223 milhões de euros na área dos medicamentos e dispositivos médicos.
O Governo vai limitar a 15% a margem de lucro na venda de dispositivos médicos e de equipamentos de proteção individual, assim como na comercialização de testes rápidos à covid-19.
O Ifnarmed adianta ainda que em Portugal não foram identificados registos da comercialização de dispositivos médicos deste fabricante
No despacho pode ler-se que os 'stocks' de medicamentos, dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, reagentes e outros materiais de laboratório devem ser reforçados em, "no mínimo, 20%".
As empresas em dificuldades em 2019 são inelegíveis para captar apoios do Portugal 2020 para produção de equipamentos e dispositivos médicos para combater a pandemia de covid-19.
Foi imposto um limite máximo de 15% na percentagem de lucro na comercialização de dispositivos médicos e de equipamentos de proteção.
Empresas asseguram oxigénio a hospitais - até aos de campanha - mas também às casas de várias pessoas.
As empresas de dispositivos médicos que forneçam o SNS terão de pagar uma contribuição extraordinária em 2020, calculada em função dos montantes adquiridos.
Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos da Alemanha exigiu às empresas farmacêuticas do país que as bulas do contracetivo comecem a incluir estes efeitos secundários.
Beneficiários vão pagar mais por medicamentos e dispositivos médicos em hospitais sem acordo de convenção.
A rigorosa avaliação económica em saúde é crucial para perceber a relevância das inovações, dispositivos médicos ou formas de prestação de cuidados. Céu Mateus considera que "a prática de uma medicina baseada na evidência ainda tem um longo caminho a percorrer".
Investigação apontava para regulação ineficiente e a falta de testes em dispositivos médicos.
A falta de testes está a provocar cada vez mais complicações, difíceis de quantificar e identificar.