
Covid-19: Centros deverão ser adaptados ao ritmo da vacinação
A ministra da Saúde adiantou que é necessário "aprender a aumentar a resposta e a diminuir a resposta em harmonia consoante as necessidades".
A ministra da Saúde adiantou que é necessário "aprender a aumentar a resposta e a diminuir a resposta em harmonia consoante as necessidades".
"Já foi dada a indicação para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) voltar a encaminhar os doentes covid ou suspeitos covid para o HESE", indicou o hospital de Évora, em comunicado enviado à agência Lusa.
Infetados e casos suspeitos não serão encaminhados até ao Hospital do Espírito Santo devido ao "extraordinário aumento de afluxo de doentes". Até à noite de sábado, tinha internados 69 doentes com covid-19, 8 deles em unidades de cuidados intensivos.
Excluídos pelo governo dos grupos de risco, estes doentes estão a recorrer a atestados para não trabalharem (mesmo não estando em fases agudas da doença). Deputados discutem alteração à lei.
A Direção-Geral de Saúde acaba de revelar os últimos dados quanto à situação da pandemia de coronavírus em Portugal.
Com uma população ligeiramente superior à de Portugal, a Bélgica tem quase oito vezes mais mortes.
Especialistas da unidade hospitalar estão a ser contactados para reforçar o número de profissionais durante o período de combate ao surto.
Jerónimo de Sousa defende que é preciso "preparar, planificar, agir e não alimentar o medo e o alarmismo, que não ajudam à resolução do problema".