Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Estes livros são para adultos

Ilustrações de ursinhos fofinhos e meninas queridas a brincar na quinta ou na cidade tornaram-se virais nas redes sociais entre os crescidos.

Ana Taborda

Salgueiro Maia: a vida privada

Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Professores empurrados para a baixa médica

Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.

Bruno Faria Lopes

O grande boom da educação de luxo em Portugal

Das 48 escolas internacionais no País, 18 abriram nos últimos cinco anos e há mais nove a caminho. A chegada de famílias estrangeiras alimenta a expansão, mas há procura nacional – mesmo com preços que facilmente chegam a 2 mil euros por mês.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana