A medida vigora entre as 00h00 de quarta-feira e as 23h59 de sábado.
O trânsito na serra de Sintra vai estar interditado entre as 00:00 de quarta-feira e até ao final do dia de sábado, devido ao risco de incêndio no concelho, determinou hoje o município.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Lisboa explica que no perímetro florestal da serra de Sintra passa a vigorar a "proibição de circulação, estacionamento e permanência de viaturas".
A medida vigora entre as 00:00 de quarta-feira e as 23:59 de sábado, e apenas não se aplica a "veículos de moradores e de empresas aí sediadas, transportes públicos de passageiros, veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil".
"Urge preservar a serra de Sintra, Paisagem Cultural Património Mundial UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura], e defendê-la para as gerações vindouras", realça a nota.
A autarquia lembra que para o concelho de Sintra prevê-se o risco de incêndio rural elevado na quarta e quinta-feira e muito elevado entre sexta-feira e sábado.
"A serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se, assim, fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal, acrescenta.
A autarquia explica também que esta interdição será avaliada de 12 em 12 horas, podendo ser "agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar".
A Câmara de Sintra vai ainda disponibilizar "transporte gratuito" dos dois parques de estacionamento periféricos à serra de Sintra, localizados na Portela de Sintra e na Cavaleira, para a estação de comboios de Sintra.
Trânsito interditado na serra de Sintra até sábado por risco de incêndio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.