Sábado – Pense por si

Tempestade Ophelia pode sentir-se nos Açores

10 de outubro de 2017 às 12:16
As mais lidas

IPMA avisa que os efeitos da tempestade tropical podem começar a ser sentidos a partir de sábado

Os efeitos da tempestade tropical Ophelia podem começar a ser sentidos no arquipélago dos Açores a partir de sábado, anunciou esta terça-feira o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade de entre cinco e 10% de as ilhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e de 15 a 20% de as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de sábado", lê-se num comunicado disponibilizado na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.

Segundo este comunicado, a probabilidade de as ilhas das Flores e do Corvo, grupo ocidental dos Açores, serem afectadas "pelo ciclone é inferior a 5%".

O Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores adianta que às 3h locais (mais uma hora em Lisboa), "o centro da tempestade tropical Ophelia localizava-se a 1.260 quilómetros a oeste/sudoeste" da região, continuando a aumentar a intensidade do vento.

O vento médio era de 85 quilómetros/hora e as rajadas na ordem dos 100 quilómetros/hora. "O ciclone Ophelia está a deslocar-se para nordeste a 11 quilómetros/hora e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na quarta-feira", adianta.

Já a partir do final do dia de hoje, "o ciclone deverá deslocar-se para sudeste, pelo que deverá permanecer a sul da região nos próximos dias".

Contudo, a partir de quinta-feira ao final do dia, "prevê-se que a tempestade comece a deslocar-se lentamente para nordeste, aproximando-se assim do arquipélago".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!