Sábado – Pense por si

Recuperada produção nas centrais de Castelo de Bode e Tapada do Outeiro

"Está em curso um processo muito gradual de retoma dos consumos, em primeiro lugar na região destas centrais e progressivamente em zonas adjacentes", diz a REN.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais avançou que a produção de eletricidade nas centrais hídrica de Castelo de Bode e termoelétrica da Tapada do Outeiro foi recuperada, estando em curso um processo "muito gradual" de retoma dos consumos.

"Nesta altura, foi possível recuperar a produção nas centrais hídrica de Castelo de Bode e termoelétrica da Tapada do Outeiro. Com esta produção, está em curso um processo muito gradual de retoma dos consumos, em primeiro lugar na região destas centrais e progressivamente em zonas adjacentes", informou a gestora do sistema elétrico nacional, em comunicado.

A REN adiantou ainda que "estão igualmente a ser preparadas as ações necessárias para retomar, em primeiro lugar, o abastecimento a pontos de consumo prioritários, como hospitais, forças de segurança, aeroportos e vias ferroviárias e rodoviárias".

A responsável pelo transporte de eletricidade em Portugal continental salientou que as operações de reposição da distribuição de energia por todo o País "revestem-se de particular complexidade", também porque estão a ser feitas com recurso aos meios de produção nacional, "ao contrário do que está a suceder em Espanha, cuja operação de retoma da normalidade está a contar com contributos dos sistemas elétricos francês e marroquino".

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, disse hoje aos jornalistas, a meio de uma reunião do Conselho de Ministros, na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, que tinha a expectativa de que a partir da central de Castelo de Bode e da Tapada do Outeiro todo o sistema de produção elétrica em Portugal pudesse ser ativado e que "nas próximas horas as portuguesas e os portugueses possam ver restabelecida a sua ligação".

A REN confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.