Protecção Civil recomenda cuidados face ao mau tempo

Mariana Branco , Lusa 23 de março de 2018
As mais lidas

Com a depressão Hugo prevê-se queda de neve, vento e agitação marítima.

A Protecção Civil emitiu esta sexta-feira um aviso à população devido à previsão de queda de neve, vento e agitação marítima. É aconselhado ainda especial cuidado na condução, face à possível formação de lençóis de água nas vias de circulação.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 72 horas a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) avisou que o vento, com rajadas de sudoeste, pode atingir os 80 quilómetros por hora no litoral e os 95 nas terras altas, esta sexta-feira. Contudo, a intensidade deverá diminuir a partir do final da tarde de sábado.

Acima dos 600 a 800 metros de altitude, está prevista queda de neve nas regiões do norte e centro, nomeadamente nas serras do Gerês, Marão, Alvão, Montemuro e Estrela.

Na costa ocidental, a agitação marítima pode levar a ondas com mais de quatro metros de altura, a partir do início da madrugada, aumentando até seis metros a sul do cabo Raso. A norte do cabo, as ondas poderão atingir os 10 e os 12 metros, segundo a mesma fonte.

As condições descritas são favoráveis à formação de gelo nas estradas, piso escorregadio, danos em estruturas montadas ou suspensas, queda de ramos de árvores e acidentes na orla costeira, bem como derrocadas ou deslizamentos de terras.

A Protecção Civil recomenda medidas preventivas, como a limpeza dos sistemas de escoamento de águas, uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, e a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes e placas,

Ter especial cuidado "na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros", evitando a circulação e permanência nestes locais, é outra recomendação.

Com estas condições não devem ser praticadas actividades relacionadas com o mar, seja pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira-mar.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais