ANEPC recomenda uma "especial atenção" às crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e sem-abrigo.
A Proteção Civil alertou hoje para a descida da temperatura mínima entre quinta-feira e domingo em todo o continente, recomendando uma "especial atenção" às crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e sem-abrigo.
"É necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis - crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo", refere a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em comunicado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento e tempo frio nos próximos dias, com a descida da temperatura mínima na quinta-feira em todo o território do continente entre -1º e 10º graus e uma temperatura máxima que varia entre 5º e 17º graus.
Na sexta-feira, dia de Natal, está prevista uma temperatura mínima entre os -3º e 9º graus e uma máxima que varia entre 4º e 18º graus, assim com vento de quadrante Leste, soprando mais intenso nas terras altas até 80 km por hora, a partir da madrugada.
O IPMA prevê ainda a possibilidade de formação de neblinas, de gelo e de geada.
Num aviso à população, a ANEPC diz que o impacto destas condições de tempo "pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados", recomendando que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura.
A Proteção Civil aconselha o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, a ingestão de sopas e bebidas quentes e atenção com a proteção por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, assim como uma condução defensiva em locais de provável formação de gelo na estrada.
Recomenda ainda "especial atenção" às braseiras e lareiras, que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte, com a adequada ventilação das habitações.
Proteção Civil alerta para a descida da temperatura mínima no Natal
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres