Sábado – Pense por si

Portugal regista réplicas do sismo mexicano

Três réplicas com magnitudes entre 5,2 e 5,4 do sismo que abalou o México foram registadas em toda a rede sísmica portuguesa, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Três réplicas com magnitudes entre 5,2 e 5,4 do sismo que abalou o México foram registadas em toda a rede sísmica portuguesa, adiantou à Lusa Fernando Carrilho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo foi registado na quinta-feira à noite (hora local) na costa sul do México causou pelo menos 15 mortos, derrubou casas no estado de Chiapas e fez edifícios abanar violentamente na Cidade do México.

"Até ao momento registámos três réplicas em território nacional, nas estações sísmicas do continente, Madeira e Açores (na ilha das Flores), mas certamente as redes sísmicas locais registaram muitos mais eventos, mas com magnitudes mais baixas, que depois já não são nem registadas nem observadas na rede nacional pois a distância é muito grande", disse à agência Lusa Fernando Carrilho.

O sismo, de magnitude 8,2 na escala de Richter, atingiu na quinta-feira à noite a costa sul do México, derrubando casas no estado de Chiapas e fazendo edifícios abanar violentamente na Cidade do México.

Contudo, o IPMA estabeleceu a magnitude em 8,1 e há informação de centros que estão a registar magnitudes de 8,2 e 8,4.

Em declarações à Lusa, Fernando Carrilho, responsável do departamento de sismologia e geofísica do IPMA, explicou que vai ser necessário esperar um dia ou dois para observar os registos que ainda não foram recolhidos nas estações para se obter com mais certeza a magnitude do sismo.

"A magnitude de um sismo pode ser avaliada usando diferentes metodologias. Existem várias informações em que os valores são próximos, mas numericamente serão diferentes. Por exemplo, a primeira avaliação do sismo pelo IPMA foi de 7,7 e nos minutos seguintes evoluiu para 8,1. No México foi avançado 8,4", disse.

Segundo o sismólogo, a magnitude depende dos dados de observações das estações espalhadas pelo globo e consoante forem sendo integrados os dados recolhidos nas estações sísmicas, vão ser obtidos os valores, dos quais podem resultar oscilações.

"A avaliação do IPMA, que recentemente começou a ter capacidade própria de estimativa à escala global para avaliar os sismos, é a de que a magnitude deverá andar à volta de 8,1 ou 8,2", concluiu.

O sismo de hoje no México, que já teve várias réplicas de menor magnitude, causou pelo menos 15 mortos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.