Esta é a primeira vez que o país está a metade do valor limite de incidência desde o ínicio do desconfinamento. Índice de transmissibilidade voltou a descer e está no valor mais baixo desde 24 de março.
A incidência e o R da covid-19 em Portugal voltaram esta sexta-feira a descer. O índice de transmissibilidade é agora de 0,92, o valor mais baixo do último mês e meio, enquanto que o número de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias é agora de 57,7 - é a primeira vez que o país está abaixo de 60 desde a criação do gráfico de desconfinamento.
Em relação aos mais recentes números, divulgados na quarta-feira, trata-se de uma descida do R(t) de 0,95 para 0,92 - o R mais baixo desde 24 de março - e uma incidência de 61,3 casos por 100.000 habitantes.
ZmarLusa
No boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgado esta sexta-feira, os números relativos apenas a Portugal continental revelam que o Rt também desceu de 0,95 para 0,92, sendo ainda registada uma descida de 59 para 55,4 em relação ao valor médio de novos casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.
Este é também o valor mais baixo da incidência da pandemia a nível continental e o índice de transmissibilidade mais baixo desde 26 de março.
Estes indicadores – o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 – são os dois critérios definidos pelo Governo para a avaliação continua que está a ser feita do processo de desconfinamento iniciado a 15 de março.
Portugal abaixo dos 60 casos por 100 mil habitantes. R é o mais baixo do último mês e meio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."