Sábado – Pense por si

"Nem nós [enfermeiros] tínhamos a noção do que isto viria a ser"

SÁBADO
SÁBADO 25 de julho de 2020 às 15:07

Se uns viram as suas vidas estagnadas com a chegada de um vírus que se tornou uma preocupação global, outros chegaram-se à frente com a nobre missão de cuidar. Uma enfermeira, uma piloto, uma chef e uma comissária da PSP contam as suas histórias da pandemia.

Patrícia Pereira, 35 anos, nasceu em Vila Real e é enfermeira no serviço de urgência central do Hospital de Santa Maria há 15 anos. É um dos elementos fundamentais da linha da frente do combate à pandemia que submeteu o mundo a um estado de alerta geral, e trabalha entre a urgência dita normal e a urgência "Covid-19", vestindo os famosos EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] várias vezes ao dia. Recorda os primeiros em que o mundo se fechou em casa, e que os hospitais começaram num frenesim sem precedentes, como se fossem hoje.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.