Sábado – Pense por si

Mergulhadores vão tentar localizar desaparecidos em Sesimbra

10 de abril de 2018 às 15:25
As mais lidas

A operação deverá ter lugar por volta das 18h00 caso as equipas de mergulhadores considerem que há condições mínimas de segurança.

Mergulhadores da Polícia Marítima e da Marinha vão tentar hoje à tarde recuperar o parapente arrastado segunda-feira para o mar, devido a um acidente na praia do Meco, em Sesimbra, que provocou um morto e dois desaparecidos.

Segundo revelou hoje o capitão do porto de Setúbal, Luís Lavrador, "a operação deverá ter lugar cerca das 18h00, durante a baixa-mar, caso as equipas de mergulhadores considerem que há condições mínimas de segurança para irem ao local onde se encontra o parapente".

O responsável da capitania do porto de Setúbal adiantou à agência Lusa que o parapente está "a cerca de 50 metros do local onde ocorreu o acidente, numa zona de rebentação, o que dificulta bastante a operação de resgate".

"Há riscos que às vezes se correm quando há pessoas com vida, mas não é este o caso", acrescentou Luís Lavrador, salientando que não faz sentido estar a colocar mais vidas em risco.

Segundo Luís Lavrador, para concretizar a tentativa de resgate do parapente e verificar se junto ao referido equipamento também está algum dos dois desaparecidos, é necessário garantir também o apoio marítimo aos mergulhadores, para o caso de não conseguirem regressar a terra e terem de sair para o mar, bem como o apoio aéreo, caso ocorra algum acidente durante a operação".

As duas pessoas desaparecidas, de 34 e 37 anos, ambas de nacionalidade austríaca, integravam um grupo de turistas provenientes da Áustria, que chegou a Portugal na semana passada para a prática da modalidade de parapente.

O acidente ocorreu quando a mulher aterrou numa praia do Meco, muito perto da água, tendo sido arrastada para o mar, juntamente com o parapente.

Dois outros austríacos, que tinham aterrado pouco antes no mesmo local, foram em socorro da mulher, mas acabaram, também eles, por ser arrastados para o mar.

O corpo de uma das três vítimas, um homem de 51 anos, foi encontrado na segunda-feira pouco tempo depois do acidente, mas já sem vida.

As outras duas pessoas – a mulher e um outro homem que tentou socorrer – continuam desaparecidos.

As operações de resgate estão a ser dificultados pelo estado de mar, que apresenta uma forte ondulação na zona onde ocorreu o acidente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.