Sábado – Pense por si

Mais de 20 comboios suprimidos no Natal e Ano Novo

A circulação de comboios nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2019 vai ser condicionada. CP refere fraca procura.

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca procura.

De acordo com informação prestada à agência Lusa, "nos dias 24 e 31 de dezembro não circulam os comboios dos horários do final da tarde e princípio da noite, enquanto que nos dias 25 de dezembro e 01 janeiro, não circulam os comboios do início da manhã".

A CP informa na sua página na Internet que no período de Natal e de Ano Novo, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro de 2019, não se efetuam alguns comboios Alfa Pendular/Intercidades, Regional/InterRegional e comboios Urbanos de Coimbra e Internacional.

"À semelhança do que se verifica todos anos, no período de Natal e Ano Novo, a CP efetua um ajustamento à oferta em todos os seus serviços, uma vez que os dias 24, 25 e 31 de dezembro são caraterizados por uma procura residual, em alguns horários e serviços, e inexistente noutros, própria das festas natalícias", refere fonte da CP.

De acordo com informação disponível no 'site', nos dias 24 e 31 vão ser suprimidos oito comboios (Alfa Pendular e Intercidades) com destino e origem em Lisboa, Guarda, Braga, Covilhã, Porto e Guimarães entre as 18:00 e as 21:30.

Nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro vão ser suprimidas 11 ligações com origem e destino em Braga, Lisboa, Guimarães, Porto, Guarda e Covilhã entre as 06:00 e as 08:15.

Quanto aos comboios internacionais, serão suprimidas as ligações a Madrid, Hendaye e Irun.

A CP ainda vai divulgar supressões relativamente aos InterRegional e comboios urbanos de Coimbra.

No entanto, segundo a nota da empresa enviada à Lusa, "nos períodos em que as pessoas se deslocam efetivamente, a CP reforça a capacidade".

"As ligações vão ser reforçadas nas datas e horários anteriores e posteriores às noites das festas, nomeadamente nos serviços de longo curso. Nos serviços urbanos, não só nos períodos referidos acima, como também, por exemplo, na noite de ano novo", é referido.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.