Sábado – Pense por si

Igreja de Braga vai oferecer pequeno-almoço aos sem-abrigo

"Há instituições que lhes asseguram o almoço e o jantar, mas não é conhecida nenhuma que forneça a primeira refeição do dia", refere fonte da arquidiocese.

A Arquidiocese deBragacomeça na segunda-feira a oferecer o pequeno-almoço aos sem-abrigo, um serviço que funcionará todos os dias naIgreja dos Terceiros, naquela cidade, foi divulgado esta quinta-feira.

Os pequenos-almoços serão servidos entre as 8h00 às 9h30, através da Associação Hospitalários de São Lázaro, que aceitou o repto lançado pela arquidiocese.

O objetivo é "colmatar uma lacuna" detetada na cidade, onde não há qualquer instituição que assegure o pequeno-almoço aossem-abrigo.

"Há instituições que lhes asseguram o almoço e o jantar, mas não é conhecida nenhuma que forneça a primeira refeição do dia", referiu fonte da arquidiocese.

Denominado "Pão de Lázaro", o serviço de pequeno-almoço será assegurado por mais de três dezenas de voluntários, que para o efeito tiveram formação durante uma semana, aprendendo, nomeadamente, como lavar a louça, fazer desinfeções ou lidar com eventuais situações de violência.

As instituições estimam que haverá em Braga entre 20 a 30 pessoas em situação de sem-abrigo.

A iniciativa é apoiada por empresas do concelho, que fornecem os alimentos, como pão, leite, cevada, queijo, doce e fruta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.