Os estatutos do PSD definem que o líder parlamentar do partido tem, por inerência, lugar na Comissão Política Permanente e na Comissão Política Nacional. Mas Hugo Soares, que já anunciou a saída do cargo mas se mantém em funções, não terá sido convocado para as reuniões dos dois órgãos do partido marcadas para esta terça-feira.
Segundo o Observador, Hugo Soares desconhecia a existência das reuniões até ser contactado pelo jornal digital, recordando que tem que marcar presença na reunião de líder parlamentares marcada para as 16h00. "Claro que estou em plenitude de funções", reforçou.
Mais tarde, em declarações aos jornalistas, Hugo Soares foi contundente: "A acontecer, creio que não será verdade, mas a acontecer, creio que se trata de um desrespeito institucional grave para com o grupo parlamentar, mas creio que não deve haver nenhuma reunião porque eu não fui convocado", afirmou.
De acordo com os estatutos do partido, além do presidente, dos vice-presidentes, do secretário-geral e dos vogais têm também assento na Comissão Política o presidente do grupo parlamentar - Hugo Soares, até às eleições de quinta-feira - , os presidentes das Comissões Políticas Regionais dos Açores e da Madeira ou um representante de cada uma delas, o presidente e outro dirigente nacional da Juventude Social-Democrata, o secretário-geral dos Trabalhadores Sociais-Democratas e o presidente dos Autarcas Sociais-Democratas.
À mesma fonte, uma fonte oficial ligada ao novo presidente social-democrata defendeu "não fazer sentido" convidar Hugo Soares para as reuniões, visto que o partido vive uma "fase de transição" e que já está "assumido outro candidato". Alguns deputados, incluindo apoiantes de Rio, assumiram ao Observador o seu descontentamento, falando inclusivamente em "desconsideração do grupo parlamentar".
Hugo Soares não voltará a ser candidato nas eleições para a liderança da bancada parlamentar do PSD, marcadas para quinta-feira. Até agora, o único candidato à sucessão de Hugo Soares é o deputado Fernando Negrão, mas a sua eleição pode não ser dado garantido.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
mais votado pertinaz20.02.2018
suiriri20.02.2018
pertinaz20.02.2018
Especialista da PJ atingido por disparo
Autarca de Cascais ameaça tomar decisões “mesmo que ultrapassem as competências legais”
Restaurante que se manteve aberto durante confinamento vai fechar
Governo convoca Conselho de Ministros extraordinário
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.