Sábado – Pense por si

Hospital de Santarém com 14 profissionais infetados com covid-19

Em outubro, a unidade hospitalar chegou a ter mais de 40 profissionais infetados e mais de 60 em isolamento.

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) tem atualmente 14 profissionais infetados, entre os quais três médicos e seis enfermeiros, de acordo com informação hoje divulgada pela unidade de saúde.

Na nota, o HDS atualizou os dados divulgados na quinta-feira no boletim diário do município.

"Ao dia de hoje temos 42 doentes internados, dos quais seis em Unidade de Cuidados Intensivos. Relativamente a profissionais, há 14 infetados, dos quais três médicos, seis enfermeiros, três assistentes operacionais e dois outros profissionais, número que tem vindo a baixar progressivamente", revela o hospital.

Em outubro, a unidade chegou a ter mais de 40 profissionais infetados e mais de 60 em isolamento.

No concelho de Santarém, segundo o boletim municipal, em 26 de novembro estavam também confirmados 57 casos no lar da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, o principal surto; 13 casos na Casa de Acolhimento Paraíso dos Anjos, na povoação da Romeira, uma instituição não legalizada pela Segurança Social; e 11 no Lar de Raparigas da Fundação Madre Andaluz.

Santarém integra os concelhos de risco elevado, os que têm mais de 240 novos casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, estando em vigor o recolher obrigatório durante a semana das 23:00 às 05:00 e o encerramento dos estabelecimentos comerciais às 22:00 e dos restaurantes e equipamentos culturais às 22:30.

Nestes concelhos, estão ainda previstas ações de fiscalização do cumprimento de teletrabalho obrigatório.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.