Albuquerque disse que o incêndio que lavra há cerca de 24 horas no concelho está próximo do perímetro urbano da cidade, o que causa "muita preocupação" com o aproximar da noite. "O incêndio já está dentro da cidade e todos os meios estão a ser canalizados para esse local", declarou a autarca, explicando que as chamas chegaram há pouco ao parque da zona industrial, o que também causa "grandes preocupações".
A presidente da autarquia disse que no terreno, a combater as três frentes de incêndio, estão cerca de 700 operacionais, mais de 200 viaturas terrestres, mais de 100 militares, 10 meios aéreos (que vão abandonar com o cair da noite) e 13 máquinas de rasto.
"A noite vai ser muito difícil porque os locais que carecem de intervenção são os mesmos, mas os meios aéreos vão deixar de actuar", frisou a autarca, adiantando que os meios terrestres vão estar a operar numa área com "uma dispersão muito grande", tendo como missão primordial proteger as habitações e as pessoas.
A autarca explicou que os fogos nas três fontes e incêndio estão a lavrar com grande dispersão, apesar de o vento ter amainado, o que causa dificuldade no combate através de meios terrestres.
Doze habitantes de aldeias afectadas pelo incêndio foram retirados por precaução das suas casas
A adjunta de operações nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, precisou em declarações à Lusa, que foram retiradas das suas casas, por precaução, pessoas mais vulneráveis, incluindo idosos, duas crianças e um doente acamado, que vivem nas aldeias de Pucariça, Braçal, Medroa, Vale de Chóis, Aldeia do Mato e Carreira do Mato.
Esta tarde, a presidente da autarquia informou que as pessoas evacuadas "estão a ser dirigidas para o Regimento de Apoio Militar de Emergência" (RAME), no Quartel Militar de Abrantes.
A Autoestrada da Beira Interior (A23) foi cortada em ambos os sentidos na zona de Abrantes, disse o comandante da GNR de Abrantes, capitão Flambó.
Segundo a SIC Notícias, um bombeiro ficou ferido durante o combate ao incêndio nesta quinta-feira.