Sábado – Pense por si

Góis: Mais três aldeias evacuadas durante a noite

No total, já foram evacuadas mais de 40 aldeias por precaução

As aldeias de Saião, Salgado e Mimosa, no concelho de Góis (Coimbra) foram "completamente evacuadas" durante a noite de hoje, disse à Lusa fonte do comando da Guarda Nacional Republicana (GNR).

"Não está lá quase ninguém, mas fomos lá verificar se havia mais alguém", adiantou o operacional, esclarecendo que as chamas "movimentaram-se para norte", pondo em risco outras povoações, que, entretanto, estarão já "livres de perigo".

"Está controlado", resumiu a fonte da GNR, remetendo mais informações para um novo "briefing" a realizar pelas 09:00, no posto de comando operacional instalado próximo de Góis, em cujo concelho já tinham sido evacuadas 27 aldeias na terça-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.