O incêndio que há dois dias consome floresta em Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém, chegou a Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, sendo essa a ocorrência mais preocupante segundo a Protecção Civil.
Incêndios em AbrantesMIGUEL A. LOPES/LUSA
No segundo briefing do dia da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a adjunta nacional de operações, Patrícia Gaspar, disse que só hoje deflagraram 176 incêndios, mas explicou que os mais preocupantes, além do que ocorre em Ferreira do Zêzere e agora Vila de Rei, são os que lavram na Mealhada (Aveiro), Alvaiázere (Leiria) e Carvalhosas (Coimbra).
Às 17h a Protecção Civil registava 16 ocorrências, que envolviam quase 2.300 bombeiros, auxiliados por meio milhar de viaturas e 31 meios aéreos.
Na sequência do pedido de ajuda (Mecanismo Europeu de Protecção Civil) de Portugal estão já a operar no incêndio de Ferreira do Zêzere três meios aéreos espanhóis (um pesado e dois médios).
De acordo com Patrícia Gaspar, estão esta tarde a ser evacuadas aldeias na zona de Vila de Rei, com as pessoas a ser levadas para a residência de estudantes e para a casa paroquial de Vila de Rei.
No distrito de Coimbra também foram retiradas de casa mais uma centena de pessoas, neste caso, como no anterior, como medida de precaução, explicou a responsável.
Na sequência do grande número de incêndios nos últimos dias já se registaram 42 feridos, "dois ou três" hoje mesmo, segundo o balanço de Patrícia Gaspar, frisando que da totalidade de feridos 39 são ligeiros e que três são mais graves, mas que mesmo assim não inspiram cuidados.
Às 19h estava encerrada ao trânsito o troço entre Pias e Alvaiázere da autoestrada 13 (A13), além de várias outras nacionais e municipais.
Mantém-se activo o Plano de Emergência Distrital de Coimbra.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.